CRMV-SP Escuta desembarca em Guarulhos

Evento reuniu cerca de 40 profissionais que tiveram a oportunidade de interagir, esclarecendo dúvidas e expondo as principais demandas do município
Texto e foto: Divulgação/CRMV-SP

A segunda parada do CRMV-SP Escuta de 2023 aconteceu na cidade de Guarulhos, em 28 de fevereiro, reunindo cerca de 40 profissionais médicos-veterinários e zootecnistas. O evento contou com a presença do secretário do Meio Ambiente do município, Thiago Surfista, e também de representantes de associações e do sindicato da classe. Entre os temas colocados em discussão estão: formas de remuneração; a ocupação de auxiliar veterinário; publicidade irregular e o atendimento gratuito; exame de proficiência; a qualidade da educação, entre outros.

Na abertura, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, mostrou satisfação em realizar o encontro, agradeceu a presença do secretário do Meio Ambiente e de todos os profissionais presentes.

“Tenho um carinho especial por Guarulhos e pelos colegas médicos-veterinários daqui. Ganhamos muito com essas visitas pelas diversas cidades do Estado e, hoje, tivemos o prazer de conhecer o belo trabalho feito no Zoológico e pelo Departamento de Proteção Animal (Depan), da Secretaria do Meio Ambiente. Fomos muito bem recebidos pelo prefeito Guti, pelo presidente da Câmara Municipal Ticiano Americano, e pelo secretário de Saúde, Ricardo Rui”, enfatizou Mossero.

Rosemary Viola Bosch, tesoureira do CRMV-SP, se disse encantada com a cidade, com a receptividade e, acima de tudo, com o trabalho desenvolvido pelos profissionais da região. “Na visita ao Zoológico, pudemos constatar o cuidado que os médicos-veterinários, tratadores, e funcionários da cozinha têm para com os animais e seu bem-estar”, afirmou.

Ainda na abertura, a diretora do Depan da Secretaria do Meio Ambiente de Guarulhos e integrante da Comissão Técnica de Políticas Públicas do CRMV-SP, Juliana Kopczynski, agradeceu a visita da comitiva do Conselho, ressaltando que Guarulhos “está comprometida com o bem-estar animal”.

Também estiveram presentes no evento e participaram das discussões, o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini; o assessor jurídico especial Bruno Fassoni, além do presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas, Raphael Hamaoui.

A maioria dos temas debatidos convergiu na necessidade de um maior engajamento político dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas. O presidente do CRMV-SP ressaltou que para a melhoria da qualidade do ensino, por exemplo, é preciso participação de todos. “A classe precisa se unir para ter força política e mudar esse cenário para, assim, fortalecermos ainda mais a Medicina Veterinária e a Zootecnia. Gostaria de reiterar que o Conselho está aberto às parcerias e sempre pronto para atuar em prol do bem-estar animal, da Saúde Única e dos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas”, concluiu Mossero.

Encontros com autoridades locais

Na passagem por Guarulhos, a comitiva do CRMV-SP foi recebida pelo prefeito Guti, que se mostrou satisfeito com a aproximação de um conselho de classe com os governos municipais e considerou a iniciativa uma grande oportunidade de se discutir novas e boas ideias em prol da saúde pública.

Na visita à Secretaria do Meio Ambiente, o chefe de gabinete Lucius do Amaral Vieira recebeu a comitiva do Conselho e a conversa abordou temas relacionados ao castra-móvel, que deve ser levado aos bairros periféricos da cidade e que será usado no resgate de animais vítimas de maus-tratos e abandono, que necessitarem de cuidados médicos.

Já na Câmara Municipal, foram recepcionados pelo presidente Ticiano Americano que abriu as portas da casa para um debate relacionado à proteção, bem-estar dos animais e a importância da Medicina Veterinária na saúde pública, além da necessidade de maior engajamento político da classe.

Em reunião na Secretaria Municipal de Saúde de Guarulhos, o secretário Ricardo Rui recebeu o presidente Odemilson Donizete Mossero e a comitiva do CRMV-SP. Na conversa, entre outros temas, falaram da importância dos profissionais de saúde para a sociedade.

Visita ao Zoológico

A comitiva do Regional, acompanhada pela diretora do Depan e integrante da Comissão Técnica de Políticas do Conselho, Juliana Kopczynski, visitou as instalações do Zoológico guarulhense. Recepcionados pela diretora do Departamento de Conservação da Biodiversidade e responsável pelo Zoo, Fernanda de Castro Magalhães, puderam conhecer o trabalho realizado de manejo e reabilitação de animais, clínica veterinária, sala de cirurgia, biotério, recinto dos leões, entre outros.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
Imagem mostra duas mãos femininas de pele clara, segurando um envelope branco fechado.
Banner CRMV-SP orienta fevereiro

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40