CRMV-SP Escuta promove encontro com profissionais de Santos

Comitiva do Conselho falou sobre ética, publicidade na Medicina Veterinária e serviços públicos
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) promoveu mais uma edição do CRMV-SP Escuta, desta vez no litoral paulista, em Santos. O encontro ocorreu na noite da última terça-feira (19/04), no auditório da Universidade São Judas Tadeu, campus Unimonte, e contou com a presença de profissionais e estudantes da região.

A comitiva do Conselho, composta pela diretoria executiva, pelo representante regional Guilherme Sellera de Santos, membros de comissões técnicas e de coordenadores das áreas jurídica e técnica médico-veterinária, debateu sobre questões importantes das profissões, como ética, responsabilidade na divulgação publicitária, e posse responsável, dentre outros.

Com um número cada vez maior de clínicas e profissionais autônomos que buscam as mídias sociais para divulgação de marcas, produtos e serviços, falar sobre os princípios éticos da publicidade na Medicina Veterinária é indispensável.

“O médico-veterinário pode divulgar todos os serviços que ele presta em seus materiais de divulgação, impressos ou digitais, desde que não contenham informações de valores cobrados, ou chamadas do tipo ‘promoção’, ‘desconto’, ou ‘gratuito’”, explicou a tesoureira e presidente da Comissão de Responsabilidade Técnica, Rosemary Viola Bosch, durante sua palestra.

Consultas e orientações via aplicativos de mensagens são consideradas antiéticas, pois constituem risco ao animal e podem gerar processos éticos, civis e penais. “O uso deve ser direcionado apenas para lembretes, agendamentos ou cancelamento de consultas”, orientou Rosemary.

Durante o bate-papo, os participantes interagiram com os palestrantes, trocando experiências sobre suas vivências profissionais em clínicas e consultórios veterinários. “As trocas nestes encontros são muito ricas e é impossível mensurar o quanto essa aproximação com os profissionais é valiosa. Queremos fortalecer cada vez mais a relação com as classes em prol de uma Medicina Veterinária e Zootecnia cada vez mais fortes, dignas de seus papéis na sociedade”, disse o presidente do Regional, Odemilson Donizete Mossero.

Serviços públicos

Santos deverá ganhar em breve seu primeiro hospital veterinário público. De acordo com a prefeitura do município, o empreendimento oferecerá atendimento diário de cães e gatos, incluindo algumas especialidades, como oncologia, oftalmologia e radiologia, entre outros serviços.

A comitiva do CRMV-SP trouxe à discussão pontos importantes relacionados a este assunto e explicou que parcerias e convênios entre órgãos públicos e a rede de clínicas já existentes na região pode ser uma opção vantajosa, frente à criação de novas estruturas. “As clínicas e hospitais registrados junto ao Regional já possuem os requisitos mínimos exigidos para oferecer um atendimento de qualidade”, disse Mossero.

O secretário-geral da autarquia, Fernando Gomes Buchala, reforçou a importância dos conselhos de classe serem consultados pelo poder público para discutir sobre projetos que refletem na saúde pública, antes das tomadas de decisão. “Temos vinte e oito comissões compostas por profissionais altamente preparados e aptos para contribuir com posicionamentos técnicos sobre qualquer área da Medicina Veterinária e da Zootecnia”, disse.

Informação

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, sugeriu aos profissionais que busquem informações sobre legislação e ética, bem como temáticas variadas das profissões, nos canais de comunicação oficiais do Conselho. “A plataforma está moderna e atualizada. Nela é possível encontrar resoluções, portarias e manuais, além de materiais informativos, carta de serviços e dados de transparência pública”, destacou.

Por meio da Solução Integrada de Gerenciamento (SIG CRMV-SP), médicos-veterinários e zootecnistas também têm acesso a diversos serviços de forma rápida e totalmente on-line. “O profissional não precisa mais fazer solicitações por telefone ou pessoalmente de alguns serviços. Basta acessar o sistema e solicitar o que precisa”, explicou Mossero.

A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
Pessoas, entre mulheres e homens, lado a lado, posam para a foto em auditório, após evento.
CRMV-SP_Escuta_Jau (158)
24_11_Deinter_7 (267)