CRMV-SP faz diagnóstico de situação de bovinos resgatados em fazenda de Cunha

Comissão de Resgate Técnico Animal fez triagem clínica nos animais e relata necessidade de doação de alimentos
Texto: Comunicação CRMV-SP / Fotos: Arquivo pessoal

Membros da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) fizeram um diagnóstico de situação dos mais de 300 bois resgatados em situação de maus-tratos em uma fazenda na cidade de Cunha, interior de São Paulo, no último dia 02.

Os animais foram encontrados desnutridos pela Polícia Ambiental, sem acesso a água ou comida, após denúncia anônima, e levados a um recinto de exposições no município. Médicos-veterinários e voluntários de organizações de defesa animal trabalharam no resgate. Dezesseis bois vieram a óbito.

De acordo com Leonardo Maggio de Castro, presidente da Comissão, os médicos-veterinários e voluntários que atuam na ação realizaram um trabalho técnico de qualidade e dentro do que se espera para esse tipo de situação. “Observamos os protocolos instituídos e os procedimentos de triagem, e sugerimos, de forma consensual, algumas questões terapêuticas e de priorização de alguns indivíduos”, explica.

As instalações do centro de exposições foram bem adaptadas, com estrutura de curral, e os animais recebem atendimento e alimento de forma adequada. “Neste momento, aguarda-se as ordens judiciais e sanitárias para que os bovinos sejam destinados a algum santuário da região”, disse.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, lembra que essa é a segunda vez que a Comissão de Resgate Técnico Animal entra em ação para auxiliar animais em situação de risco. Em novembro de 2021, o grupo avaliou búfalos que foram resgatados em uma fazenda de Brotas.

“Em decorrência das fortes chuvas em todo o Estado, a Comissão também tem feito monitoramento contínuo junto às defesas civis de diversos municípios. O CRMV-SP está de prontidão para auxiliar no que se fizer necessário”, destacou.

Visita à fazenda

Na última sexta-feira (04/02), vendo com muita preocupação a situação dos animais, o CRMV-SP enviou ofício ao delegado de política responsável pelo caso colocando suas comissões de Medicina Veterinária Legal e de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres à disposição a fim de prestar auxílio aos animais, bem como para subsidiar tecnicamente na instrução do inquérito policial.

Os integrantes da Comissão de Resgate Técnica estiveram quarta-feira (09/02) na fazenda em que os animais foram encontrados, onde ainda há remanescente de 39 bois, e desde de quinta-feira seguem no recinto de exposições. Juntamente com o Grupo de Resgate de Animais em Desastre (Grad), foram feitas triagens clínicas, curativos nos animais que necessitavam e manejo sanitário.

“Muitos animais foram encontrados com feridas nas orelhas por conta dos brincos, e ainda há alguns debilitados. No entanto, estão em condições muito melhores do que estavam e estão devidamente assistidos neste momento”, conta Castro.

Animais precisam de doações

Devido ao grande número de animais e consumo diário de alimentos, as equipes que estão trabalhando na linha de frente com os animais no recinto, solicitam doação de alimentos específicos como: silagem em geral (milho, sorgo, capim, cana), feno de fardo e feno de rolo, sal mineral (crescimento sem uréia) e ração inicial (crescimento para bovinos).

Para colaborar, entre em contato com a responsável pelo gerenciamento das doações, Vanessa Araújo, pelos telefones (14) 9-9889-8178 ou (14) 9-9805-7267.

No momento não há necessidade de doação de medicamentos ou materiais clínicos.

CRMV-SP faz diagnóstico de situação de bovinos resgatados em fazenda de Cunha

titulo da imagem aqui

1414

Membros da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) fizeram um diagnóstico de situação dos mais de 200 bois resgatados em situação de maus-tratos em uma fazenda na cidade de Cunha, interior de São Paulo, no último dia 02. De acordo com Leonardo Maggio de Castro, presidente da Comissão, os médicos-veterinários e voluntários que atuam na ação realizaram um trabalho técnico de qualidade e dentro do que se espera para esse tipo de situação.

2525

1616

2020

1212

3131

3333

3434

22

titulo da imagem aqui

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento