Comissão de Resgate Técnico do CRMV-SP presta assistência a animais de fazenda em Brotas

Situação já está sob controle e no momento não há necessidade de deslocamento de profissionais ou doações de insumos, alimentos ou medicamentos
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Divulgação

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) mobilizou suas comissões técnicas para avaliação da ocorrência de maus-tratos a cerca de 700 búfalos em uma fazenda na divisa entre as cidades de Brotas e Ribeirão Bonito. Desde ontem (11/11), estão no local dois membros da Comissão de Resgate Técnico Animal e Medicina Veterinária de Desastres, Claudio Zago Junior e Leonardo Maggio, prestando auxílio na assistência aos animais.

Após as primeiras 24 horas de acompanhamento do caso, o presidente da Comissão, Leonardo Maggio, faz um balanço das ações que ainda não têm prazo para serem finalizadas. “Nesse momento é importante frisar que as doações de medicamentos, água e alimentos são suficientes para essa primeira fase de atendimento. A situação está sob controle e não há necessidade de que novos profissionais se desloquem”, afirmou.

Além do Conselho, duas Organizações Não Governamentais, sendo uma delas a que recebeu a tutela dos animais e contratou uma médica-veterinária responsável, atuam no local. Entre as ações de apoio realizadas pela Comissão, Maggio destaca que “foram instituídos protocolos de gerenciamento de crise determinados para casos em que há o diagnóstico de situação calamitosa e com muitas vítimas, por meio do Sistema de Comando de Incidente (SCI)”.

Na sequência do trabalho realizado em equipe, os membros da Comissão tiveram como atividades, ainda, a “definição das funções de cada um dos voluntários seguindo o fluxograma proposto pelo SCI e de acordo com a necessidade de cada animal; e um mapeamento e setorização da região para organizar a distribuição de alimentos e água a fim de suprir o déficit nutricional dos búfalos”.

Outra ação primordial exigida pela situação dos animais foi a remoção técnica e definição de procedimentos terapêuticos emergenciais e de suporte para 11 animais em estado crítico que, no momento, seguem internados em hospital de campanha montado no local. “Entre os cuidados em que auxiliamos tivemos sondagem ororuminal, hidratação enteral e parenteral, além da administração de medicamentos”, elenca Maggio.

Saldo negativo do abandono

O presidente da Comissão de Resgate Técnico Animal informou, ainda, que até o presente momento foram registrados 20 novos óbitos e descoberta a existência de, pelo menos, uma vala com animais enterrados.  A estimativa, segundo informação de um funcionário da fazenda, é de que existam cerca de 100 animais enterrados.

Finalizando as atividades emergenciais do dia, os integrantes da Comissão do CRMV-SP, seguem para mais uma incursão a outros pontos da fazenda com o objetivo um novo rastreamento de forma a evitar que outros búfalos continuem sem atendimento.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA
22.04.2024_post_nota_reclame_aqui_matéria_MATÉRIA