É com enorme pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) recebe a notícia do falecimento, nesta segunda-feira (24), aos 81 anos, do Prof. Dr. Esleibe Ghion, vice-diretor aposentado da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP).
Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Ghion se formou em Medicina Veterinária na FMVZ-USP (1961) e construiu uma carreira brilhante na área acadêmica, tornando-se mestre (1968), doutor (1973), professor livre-docente (1980), professor adjunto (1982), e professor titular (1985). A dedicação levou-o à publicação de cerca de 150 trabalhos científicos em periódicos nacionais e estrangeiros.
Como docente do Departamento de Produção Animal da FMVZ-USP, ministrou disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação. Contribuiu para a criação e consolidação de núcleos de pesquisa e ensino no Centro Intraunidade de Zootecnia e Indústrias Pecuárias Fernando Costa, em Pirassununga (SP).
Elaborou também os projetos para construção do “Aviário Experimental”, do “Pavilhão Para Cunicultura”, do “Curral Para Zebuínos Nelore” e das edificações complementares de setor de avicultura. Foi chefe do Departamento de Produção Animal da FMVZ-USP, diretor do Centro Intraunidade de Zootecnia e Indústrias Pecuárias “Fernando Costa”, tendo sido essencial para a transformação do mesmo no atual “Campus Fernando Costa”.
Aposentou-se após 33 anos do exercício profissional, como vice-diretor da FMVZ-USP. Na oportunidade, foi homenageado com o título de “Professor Emérito”, pelos relevantes serviços prestados à faculdade.
O CRMV-SP manifesta, em nome da Medicina Veterinária paulista, as mais profundas e sinceras condolências, além do sentimento de gratidão pelas inúmeras contribuições do Prof. Dr. Esleibe Ghion.