CRMV-SP lamenta morte de José Francisco Sanchotene Felice

Professor, nascido na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, é considerado o patrono da Zootecnia no Brasil
Comunicação CRMV-SP

É com grande pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento do professor José Francisco Sanchotene Felice, no dia 07/06, em Porto Alegre, aos 84 anos.

As informações são de que Felice teve uma parada cardiorrespiratória. Ele estava internado desde o dia 08/05, com quadro de pneumonia, mas resultado negativo para a Covid-19 em dois testes realizados.

Por toda a sua dedicação para a criação do primeiro curso de graduação em Zootecnia, na Pontifícia Universidade Católica de Uruguaiana, onde realizou a aula inaugural em 13 de maio de 1966, Felice é considerado o patrono da Zootecnia brasileira.

Nascido em 1935, na cidade de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Felice foi economista, sociólogo, administrador público e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) por 40 anos.

Teve forte atuação política com grandes feitos. Foi deputado estadual em duas legislaturas, atuação na qual foi autor de importantes leis, como a de Transplantes de Órgãos, a que delimita as áreas de lazer, desporto e pesca na orla marítima gaúcha e, também, a que determina a vacinação contra a rubéola.

Exerceu o cargo de secretário de Estado dos Recursos Humanos e Modernização Administrativa e foi prefeito do município de Uruguaiana em duas oportunidades. Foi, também, superintendente da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade do Rio Grande do Sul, delegado substituto do Instituto Nacional do Desenvolvimento Agrário no Estado, diretor regional do Instituto Brasil de Reforma Agrária, conselheiro da Superintendência para o Desenvolvimento da Região Sul, presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor e superintendente da Companhia Industrial Petroquímica Rio-Grandense.

O CRMV-SP lamenta profundamente a perda desse grande profissional e manifesta as mais sinceras condolências, além do sentimento de gratidão pelas contribuições do professor José Francisco Sanchotene Felice à Zootecnia brasileira.

06.05_Premios_CFMV_MATERIA
03.05_ENCONTRO DE ZOOTECNISTAS_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA