CRMV-SP lamenta o falecimento de Jorge Antonio Chehade

Médico-veterinário foi presidente do Regional e trabalhou ativamente na conscientização da classe sobre a importância da participação nas esferas políticas
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Arquivo pessoal / Família Chehade

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) comunica o falecimento do médico-veterinário Jorge Antonio Chehade, ocorrido em 4 de junho. O velório será realizado nesta quarta-feira (05/06), das 9h às 13h, no Cemitério da Consolação, localizado na Rua da Consolação, 1660, em São Paulo.

Chehade teve uma trajetória marcante na história da Medicina Veterinária paulista. Foi o terceiro presidente do CRMV-SP, exercendo o mandato entre 1975 e 1978, e participou ativamente da criação do Conselho, atuando como tesoureiro na primeira gestão (1969–1972) e como vice-presidente (1972–1975).

Ao longo de sua carreira, destacou-se pela incansável atuação na conscientização da classe veterinária sobre a importância do engajamento político. De 2010 a 2020, presidiu o Sindicato dos Médicos-Veterinários do Estado de São Paulo (Sindimvet), onde também deixou sua marca.

Sob sua liderança, o então CRMV-4, como o CRMV-SP era denominado à época, teve papel fundamental em diversas conquistas institucionais. Destaca-se, entre elas, a reestruturação da Secretaria de Abastecimento do Estado de São Paulo, com a efetiva inserção de médicos-veterinários na Coordenadoria de Pesquisa Agropecuária, e a articulação junto à Secretaria de Agricultura, ressaltando a relevância da Pecuária no desenvolvimento estadual.

Chehade também atuou em prol da valorização profissional em setores como a pesca, por meio de convênios firmados entre o Conselho e entidades patronais, visando garantir que a direção técnica desses segmentos fosse atribuída a médicos-veterinários — como ocorreu na Superintendência do Desenvolvimento da Pesca (Sudepe).

Com o avanço da agropecuária e a modernização dos sistemas produtivos mesmo nas regiões mais remotas do Estado, sempre defendeu a presença imprescindível do médico-veterinário no desenvolvimento econômico e social.

Durante sua gestão foram criadas as Assessorias Regionais (ASS-R), por meio da Resolução nº 052/1977, em resposta ao crescimento e à interiorização da profissão no Estado de São Paulo. Outro marco foi a participação ativa do CRMV-4 no Encontro de Dirigentes da Medicina Veterinária, realizado em Brasília, em 1977, sob o tema “Reforma Administrativa do Ministério da Agricultura”. Na ocasião, Chehade representou São Paulo, levando as demandas da categoria e reforçando a importância da aproximação entre os profissionais e o Poder Público.

Em 1978, no encerramento de sua gestão, inaugurou a sede do CRMV-4, localizada na Avenida Rebouças, proporcionando melhores condições de atendimento aos profissionais e empresas do setor.

Formado em 1964 pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ-USP), Jorge Antonio Chehade deixa a esposa Marisa César Chehade, um filho e duas netas.

Neste momento de dor, o CRMV-SP se solidariza com os familiares, amigos e colegas de profissão, e presta sua homenagem a quem tanto contribuiu para o fortalecimento da Medicina Veterinária no estado de São Paulo. Sua ausência será profundamente sentida, mas seu legado permanecerá vivo na história da nossa profissão.

Relacionadas

imagem de queijos
Foto em preto e branco da zootecnista Mônica Junqueira. Na foto ela aparece sorrindo, veste um camisa, usa um colar com ponto de luz e cabelos louros e na altura dos ombros.
imagem de uma mulher olhando o computador
Carrapato estrela andando sobre o pelo branco de um animal não identificado.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br