CRMV-SP lamenta o falecimento do médico-veterinário Olympio Geraldo Gomes

Profissional dirigiu o Regional no período de 1984 a 1988 e foi homenageado no ano passado durante a celebração dos 50 anos da autarquia
Comunicação CRMV-SP

É com pesar que o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) informa o falecimento do médico-veterinário Olympio Geraldo Gomes, gestor da Junta Governativa Interina da autarquia, no período de 1984 a 1988. O profissional foi também presidente da Sociedade Paulista de Medicina Veterinária (SPMV), de 1969 a 1972.

Gomes assumiu a direção provisória do Conselho quando houve a anulação do pleito eleitoral pelo fato da chapa vencedora não ter atingido a maioria absoluta dos votos. Ele ficou responsável pelo Regional até que fossem estabelecidas as novas eleições.

Funcionário da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo na área de Fiscalização, e proprietário de três clínicas veterinárias de pequenos animais, na Zona Norte da Capital, Gomes era reservado, pensativo e ponderado. Sua postura e respeitabilidade junto à classe definiram-no como o mais adequado, naquele momento, para conduzir o CRMV-4 (antiga nomenclatura do CRMV-SP).

Uma das principais bandeiras levantadas por Gomes foi a de fortalecer a Medicina Veterinária no Estado. Sua intenção era estreitar a distância entre o Conselho Regional e os profissionais e, para isso, não poupava esforços em caravanas pelo interior para debater temas de interesse da classe.

Gomes demonstrava a necessidade da participação política do Conselho e de seus profissionais nas decisões relacionadas à Pecuária no estado de São Paulo. Sob sua gestão, o Conselho paulista firmou parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento de São Paulo para a elaboração do Código Sanitário Municipal, que foi concluído e apresentado durante a gestão posterior.

A preocupação com a qualidade do ensino também o mobilizou. E em consonância com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) e os demais Conselhos Regionais, colocava-se contrário à implantação de faculdades particulares por estas não possuírem as condições necessárias para cumprir suas finalidades e pelo risco do número considerável de profissionais formados nessas instituições não ser absorvido pelo mercado.

No ano passado, já com sua saúde debilitada, foi homenageado durante cerimônia em celebração aos 50 anos do Conselho, sendo representado pelo filho, Ricardo Gomes.

O CRMV-SP lamenta profundamente a perda desse grande profissional e manifesta gratidão pela atuação determinante em defesa da classe e por sua importância na história do Conselho Regional e da SPMV, assim como da Medicina Veterinária paulista.

CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens