CRMV-SP lança “Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária”

Material técnico busca incentivar e divulgar as boas práticas em estudos clínicos
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária, lança o “Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária: Boas Práticas Clínicas Veterinárias”. Resultado da revisão de material técnico publicado em 2021, o material oferece detalhes adicionais aos médicos-veterinários que atuam na condução de estudos clínicos veterinários.

Para os integrantes da Comissão Técnica, responsáveis pela organização do guia, o rigor crescente das autoridades regulatórias locais e internacionais sobre a rastreabilidade dos dados obtidos nos estudos, a garantia de bem-estar animal e a aderência a protocolos com desenhos metodologicamente robustos, torna mandatório que os profissionais se mantenham atualizados para garantir a qualidade, segurança, eficácia e, se necessário, o limite máximo de resíduos dos produtos veterinários.

Com 79 páginas, a publicação traz informações sobre locais e estruturas para condução de estudos clínicos, profissionais envolvidos, legislações relacionadas com a condução de pesquisa clínica veterinária, roteiros citados nas resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), assim como siglas e glossário dos termos mais comuns nesta área de atuação.

“O material aborda aspectos regulatórios, éticos e de boas práticas. Conceitos como rastreabilidade, dados-fonte, monitoria, responsabilidades do pesquisador e patrocinador são alguns dos pontos considerados essenciais para o registro de produtos veterinários”, declara a presidente da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do Conselho e também presidente executiva da Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica (SBPPC), Greyce Lousana.

Para o diretor técnico do CRMV-SP, Leonardo Burlini, os materiais técnicos (guias e manuais) do Conselho são excelentes referências para auxiliar os colegas no dia a dia da prática profissional, bem como para expansão do conhecimento em determinada área de atuação, como é o caso do “Guia Básico para a Condução de Pesquisa Clínica Veterinária”. “Esse material oferece ricas informações, orientando os profissionais que atuam, que querem atuar ou que se interessam sobre o tema, sendo uma ótima base para a atualização e para o aperfeiçoamento profissional.”

Atuação

A Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP é a primeira e única no país até o momento. Sua estruturação tem como objetivo incentivar e divulgar a relevância de estudos clínicos, e teve como consequência a organização e realização de diversas atividades para debater temas que afetam diretamente, e não apenas, a sanidade animal, mas uma complexa cadeia de produção, manutenção e bem-estar animal.

As atividades contaram com total apoio do Regional e envolveram o Ministério da Agricultura (Mapa), o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), as universidades, os institutos de pesquisa e diversos profissionais

“Atuo com a pesquisa clínica desde a década de 1980 e tenho certeza de que sem profissionais qualificados, processos controlados e um ambiente regulatório alinhado com as melhores práticas clínicas, o registro de produtos seguros, eficazes e de qualidade não poderia ser disponibilizado para os animais e, como consequência, a Saúde Única seria comprometida”, declara Greyce.

Apesar a complexidade da área e da variedade de atuações possíveis, o guia indica processos gerais e itens que devem ser pensados por todos os profissionais de pesquisa clínica veterinária, independentemente do tipo de produto veterinário a ser estudado.

São Paulo recebe curso de capacitação na área de experimentação animal_Pixaby
Visita_CEUA_FMUSP (1) editado
Evento SBPPC_mockup_print_crédito_Acervo CRMV-SP