CRMV-SP lança Plano Anual de Fiscalização 2025

Documento reflete o compromisso do Regional com a qualidade e a ética nas profissões
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) apresenta o seu Plano Anual de Fiscalização (PAF) 2025, uma extensão do recém-lançado Plano Nacional de Fiscalização do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), que visa unificar e padronizar as diretrizes de atuação dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária em todo o Brasil. Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o documento reflete o compromisso da autarquia com a qualidade e a ética nas profissões, assegurando que as normas e regulamentos sejam rigorosamente seguidos.

De acordo com o diretor técnico do Regional, Leonardo Burlini, o plano estabelece ações prioritárias de fiscalização e institui metas a serem cumpridas, visando uma maior eficiência na supervisão das práticas profissionais. “As diretrizes contribuem para o exercício ético das profissões de médico-veterinário e de zootecnista e, consequentemente, para a proteção dos interesses da sociedade”, explica.

Estabelecer uma estratégia regional para orientar as ações de fiscalização é fundamental para aprimorar a atuação da equipe de fiscais e estimular o autocontrole nos estabelecimentos. Busca-se também o fortalecimento de parcerias com outros órgãos de fiscalização e a valorização dos profissionais envolvidos. “Uma fiscalização eficaz garante que os profissionais atuem em conformidade com as normas, protegendo a saúde animal e, por conseguinte, a saúde pública”, afirma a presidente do Regional, Daniela Chiebao.”

Metas para 2025

O PAF apresenta informações sobre a priorização do atendimento a denúncias, roteiros de fiscalização, e um cronograma preliminar de atividades relacionadas a alinhamento, capacitação, treinamento, e aperfeiçoamento da equipe de fiscais.

Ao longo do ano, será delineado um mapeamento de riscos das profissões, com o objetivo de estabelecer prioridades de atendimento de forma mais detalhada. “O documento visa um trabalho mais organizado, otimizado e qualificado”, ressalta o diretor técnico.

Relacionadas

Em uma auditório, mulheres profissionais médicas-veterinárias e palestrantes posam para a foto no encerramento do evento
Um rebanho de bovinos no pasto
mulher segurando cachorro preto de porte médio no colo.
imagem divulgando a palestra orientativa para liberação da cédula profissional é on-line. Na imagem, mulher jovem de cabelos encaracolados na altura do ombro apontando para o texto.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.