Nos dias 2 e 3 de setembro, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) marcou presença na 41ª Conferência da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Animal (Facta) WPSA-Brasil, realizada na Sede Social da Sociedade Hípica de Campinas (SP). Um dos principais eventos técnico-científicos do País para o setor de proteína animal, o encontro reuniu produtores, pesquisadores, estudantes e profissionais do setor para discutir inovação, gestão e responsabilidade na produção de alimentos seguros.
Durante os dois dias de programação, que teve como tema “Gestão, Inovação e Excelência na Produção de Alimentos Seguros”, especialistas nacionais e internacionais abordaram temas centrais para a avicultura e a produção animal, como controle da salmonela, competitividade na produção sem antimicrobianos, incubação, manejo da microbiota em poedeiras, automação, gestão integrada de sanidade e dados, e o uso da inteligência artificial na cadeia produtiva.
Para a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, a conferência reforçou a importância da troca de conhecimento como base para o fortalecimento da produção sustentável. “É essencial que o conhecimento acumulado seja aplicado de forma estratégica para garantir eficiência, qualidade e segurança dos alimentos oferecidos à população”, disse.
O evento também contou com a presença do coordenador de Defesa Agropecuária, Luiz Barrochelo; do presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin; do presidente da Comissão de Agronegócio do CRMV-SP e diretor administrativo financeiro da Facta, Silvio Hungaro; e do CEO do Sindirações e integrante da mesma Comissão do Conselho, Ariovaldo Zani.
Na programação esteve, ainda, a entrega do Prêmio José Maria Lamas da Silva (Prêmio Lamas), que valoriza jovens pesquisadores e estimula a inovação científica e técnica aplicada à produção animal. Entre os vencedores laureados está a médica-veterinária Giovanna Fernandes Esteves, da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Araçatuba (SP). A profissional ganhou na categoria “Sanidade” com a pesquisa First report on the identification of Eimeria nagambie in a commercial free-range laying hens farm.
A Conferência Facta 2025 reafirmou seu papel como um dos principais espaços de atualização técnica da avicultura nacional, demonstrando que o futuro da produção animal depende da integração entre ciência, inovação e responsabilidade social. O encontro também consolidou a visão de que ciência e prática devem caminhar juntas, com médicos-veterinários e zootecnistas como protagonistas no processo de levar alimentos de qualidade e seguros à mesa das famílias brasileiras e de todo o mundo.