O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) participou de evento em Sorocaba, com a presença de autoridades policiais do estado de São Paulo, e aula solene com o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite, no dia 18 de junho. O convite foi feito pelo diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7 – Sorocaba), Wilson Negrão, por intermédio da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP).
Encontro propiciou evolução nas tratativas sobre parceria entre instituições, para expansão, em todo o estado, das ações conjuntas de combate a maus-tratos a animais. Durante a abertura, o diretor do Deinter 7 agradeceu a presença do CRMV-SP no evento, mencionando o Termo de Cooperação Técnica firmado entre o Regional e o Departamento, em novembro. “Nós nos preocupamos muito com a causa e proteção animal”, declarou.
Segundo o representante regional do CRMV-SP em Sorocaba, Renato Murta, com a assinatura do acordo entre o Deinter 7 de Sorocaba e o Conselho, foram realizados trabalhos com primor e integração, com o intuito de promover maior agilidade e também incremento de fiscalização e investigação para crimes como os de maus-tratos aos animais, exercício ilegal da Medicina Veterinária, tráfico de substâncias farmacológicas de controle especial, assim como diversos outros delitos.
“Tendo em vista os importantes encontros e o reconhecimento do trabalho do CRMV-SP junto à comunidade e à Polícia Civil, nos sentimos muito honrados pelo convite e pelos agradecimentos ao trabalho, assim como pela receptividade pessoal e também das intenções conjuntas das entidades”, destacou o representante regional do CRMV-SP em Sorocaba.
Aula solene
O evento realizado pela UEP recepcionou os novos policiais que tomaram posse em seus cargos, e contou com aula solene com o secretário de segurança pública do estado de São Paullo, Guilherme Muraro Derrite, em que compartilhou suas experiências e conhecimentos sobre os desafios e as inovações na área de segurança pública.
Em sua apresentação, o secretário de segurança pública do estado de São Paulo fez menção ao trabalho realizado em conjunto com a Medicina Veterinária e à importância da cooperação de entidades competentes e sérias no combate aos crimes no estado. Demonstrou, ainda, que existe uma tecnologia de investigação, com o apoio dessas entidades, e que os resultados são muito expressivos, levando ao enfraquecimento do crime organizado.
Novas tratativas
Durante o evento, foram iniciadas as tratativas para expandir o modelo implementado na Deinter 7 aos demais departamentos do estado, a fim de aumentar a capilaridade da atuação em conjunto. O secretário de segurança púbica do estado de São Paulo encorajou a evolução da iniciativa de expansão do projeto para outras regiões.
Também foi apresentada ao delegado-geral de polícia civil do estado de São Paulo, Artur José Dian, de forma resumida, a necessidade de avançar na assinatura de novos termos de cooperação com os demais Deinter’s do estado, assim como a necessidade de uma primeira unidade de instituto médico-veterinário legal (IML Veterinário) no estado de São Paulo.