CRMV-SP participa de cerimônia de lançamento do Programa Estadual de Bem-Estar Animal

Plano de ações inclui um novo modelo de identificação em substituição à marcação a ferro em bovinos vacinados
Texto: Comunicação CRMV-SP, com informações da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA) / Foto: Divulgação/SAA

Na última quarta-feira (28/02), o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), Odemilson Donizete Mossero, participou da cerimônia de criação do Programa Estadual de Bem-Estar Animal, na sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado. O plano de ações inclui um novo modelo de identificação alternativo à marcação a ferro em bezerras de três a oito meses de idade vacinadas contra brucelose.

As recomendações de procedimentos básicos de bem-estar para eventos de concentração de animais e a atualização de diretrizes do Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal no Estado de São Paulo visam estimular a produtividade e a qualidade do manejo, além de aumentar a segurança do trabalhador rural e do médico-veterinário. “Bem-estar animal é uma demanda da sociedade e amplia o mercado de trabalho para médicos-veterinários e zootecnistas. É muito importante que este tema seja trazido para as ações da Defesa Agropecuária do Estado”, disse Mossero.

Durante o evento, o secretário de Agricultura, Guilherme Piai, destacou que o “bem-estar animal significa segurança jurídica, garantindo um documento que comprova boas práticas, valorizando a pecuária paulista e abrindo novos mercados internacionais, cada vez mais restritivos”.

Para o coordenador da Defesa Agropecuária (CDA), Luiz Henrique Barrochelo, o anúncio é uma importante realização no âmbito da defesa, sanidade e segurança. “Essa é mais uma ação que demonstra compromisso e confiança no produtor. Já alcançamos recordes contra a febre aftosa, com 100% do rebanho vacinado, e 99,8% contra a brucelose”, apontou Barrochelo.

O zootecnista Mateus José Rodrigues Paranhos Costa, professor no Departamento de Zootecnia da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (Unesp), laureado pelo CRMV-SP na área de bem-estar animal, foi um dos homenageados do evento por suas contribuições com o projeto. Para ele, o novo modelo representa uma mudança de paradigmas: “A mudança de comportamento é sempre difícil, mas a cadeia produtiva não pode ficar vulnerável a isso”, afirmou Paranhos.

O evento também contou com a presença do secretário-executivo de Agricultura e Abastecimento, Edson Fernandes; do secretário da Justiça e Cidadania, Fábio Prieto; e dos deputados estaduais Lucas Bove e Danilo Balas.

Sisp Artesanal

Durante a cerimônia, também foram anunciados avanços no Serviço de Inspeção (SISP) de produtos artesanais no Estado. Foram oficializados 70 registros de estabelecimentos, 35 apenas no último ano, consolidando São Paulo como o segundo estado com o maior número de estabelecimentos artesanais registrados, com expectativa de assumir a primeira posição em alguns meses. “Vamos expandir o Sisp Artesanal para outros produtos além do queijo paulista, aumentando a eficiência frente a demanda de produtos de origem vegetal, como bebidas, azeites, compotas e doces”, destacou Luiz Henrique Barrochelo, médico-veterinário e coordenador da CDA.

Relacionadas

imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.
imagem de um tablete reproduzindo o texto da resolução.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br