CRMV-SP participa de reunião nacional das Comissões Técnicas de Alimentos

Encontro foi uma oportunidade para ouvir as demandas profissionais e sensibilizar os CRMVs que ainda não possuem tais grupos
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Divulgação CFMV

O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) realizou, no dia 11/11, encontro virtual entre os integrantes da Comissão Nacional de Tecnologia e Higiene Alimentar (Contha) e os 30 representantes das comissões de alimentos dos Conselhos Regionais de Medicina Veterinária (CRMVs). O médico-veterinário Ricardo Moreira Calil, presidente da Comissão Técnica de Alimentos (CTA) do CRMV-SP, participou da reunião.

Na ocasião, foram discutidos assuntos relacionados à atuação de médicos-veterinários na área de inspeção, além de ter sido uma oportunidade para ouvir as demandas profissionais e sensibilizar os CRMVs que ainda não possuem comissão de alimentos.

“É muito importante que todos os estados possuam seus representantes para que possamos tratar dos assuntos comuns. Durante o encontro, conhecemos os colegas dos demais regionais e estabelecemos algumas metas de trabalho”, conta Calil, presidente da CTA/CRMV-SP.

Os regionais ficaram incumbidos de elencar três questões relacionadas ao tema, que servirão de base para a construção do plano de ação das comissões de alimentos em 2022. Na ocasião, planejaram, ainda, a realização de um fórum das comissões e de um evento durante o Congresso de Higienistas, ambos previstos para o próximo ano.

“Enviamos ao CFMV as demandas que já estamos trabalhando na Comissão do CRMV-SP. A área de alimentos vem evoluindo no Brasil junto com o crescimento do agronegócio. Este é o momento ideal para trabalharmos alinhados e com os mesmos interesses”, enfatiza Calil.

Participaram também da reunião representantes das comissões de alimentos dos regionais de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

Na condição de coordenador das comissões, o tesoureiro do CFMV, José Filho, acompanhou a reunião, que também contou com a participação da presidente da Contha e do CRMV-PB, Valéria Cavalcanti; da presidente do CRMV-TO, Márcia da Fonseca; e do vice-presidente do CRMV-RO, José de Farias.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
A foto mostra uma mão segurando um livro. Na capa do livro está escrito Guia Prático do Associativismo: Como regularizar uma associação? Há três pessoas segurando peças de quebra-cabeça e o logotipo do CRMV-SP.
Gato de vida livre, em uma calçada