CRMV-SP promove I Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária

Evento é voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, e ocorrerá em 29/04, em São Paulo
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Freepik

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão de Educação, realizará em 29 de abril, o I Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária. O evento é voltado exclusivamente para coordenadores de cursos de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, e ocorrerá no auditório do Radisson Hotel Oscar Freire, São Paulo, das 8h às 17h30.

O encontro faz parte das ações de aproximação e diálogo do Conselho com as IES, e visa refletir sobre o sistema educacional da Medicina Veterinária, buscando seu aprimoramento em alto nível e disponibilizando às Instituições toda a estrutura do Conselho para esse fim.

De acordo com o presidente da Comissão de Educação e vice-presidente do Conselho, Fábio Manhoso, além do apoio no que tange as questões pedagógicas, a autarquia também estará à disposição para contribuir com orientações jurídicas e técnicas, bem como por meio de suas outras Comissões Assessoras.

“Queremos ouvir os anseios e necessidades dos coordenadores, compartilhar boas práticas e experiências, e assim buscar a união e o fortalecimento educacional que envolve a Medicina Veterinária”, disse Manhoso.

Para o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, o encontro é uma oportunidade de qualificação para os coordenadores e gestores de cursos superiores e um elemento de aproximação dos profissionais com a autarquia.

“Esse evento traz a possibilidade do debate de forma mais socializada com o Conselho, o que é muito salutar em termos de cooperação entre as instituições, que no final, tem como objetivo maior a boa formação dos médicos-veterinários para atender a sociedade brasileira”, avalia.

Durante todo o evento os coordenadores terão a oportunidade de se manifestarem e colocarem suas percepções sobre os assuntos debatidos e propostos, com um destaque especial, participarem ao final da edição do CRMV-SP Escuta, projeto que visa debater questões importantes para a Medicina Veterinária e ouvir as demandas profissionais.

Os convites para participação no evento já estão sendo enviados por correspondência e e-mail, mas caso você seja um (a) coordenador (a) ou representante de um curso de graduação no estado de São Paulo, e não receba o ofício até 4/04, entre em contato pelo e-mail eventos@crmvsp.gov.br.

Formação integrativa

Diretrizes curriculares, mercado de trabalho, sistema educacional e viabilidades do Ensino a Distância (EaD) nos cursos de Medicina Veterinária são algumas das temáticas que serão abordadas no I Encontro Estadual de Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária do CRMV-SP.

“Optamos por assuntos abrangentes e atuais que promovam o bom debate e consequentemente fomentem reflexões. Também queremos construir novos projetos a partir das discussões levantadas no encontro, que inclusive nos norteiem no desenvolvimento de chancela oficial por parte do CRMV-SP para as instituições que, de forma voluntária, atenderem as exigências estabelecidas para um bom curso de Medicina Veterinária”, diz o presidente da Comissão de Educação.

Fábio Manhoso reforça a importância das instituições terem um olhar especial para a formação de competências humanísticas. “Além de profissionais com alto nível técnico, precisamos formar médicos-veterinários que saibam se posicionar, se comunicar, se caracterizar como bons líderes frente a suas equipes, exigências essas que já estavam contidas nas Diretrizes anteriores e reforçadas na atual”, afirma.

Construindo pontes

Em novembro de 2021, a Comissão de Educação iniciou um projeto de visitas às faculdades de Medicina Veterinária, visando transmitir uma mensagem de otimismo, união e fortalecimento do ensino da Medicina Veterinária, o que totalizou até o momento 18 visitas técnicas que serviram também para solidificar o convite aos coordenadores dos cursos a participarem do Encontro.

“O coordenador de curso é o grande maestro do sistema educacional nas instituições, pois é a partir dele que partem as articulações pedagógicas e de gestão. Este encontro será um divisor de águas, para que possamos trocar cada vez mais experiências e pensar juntos sobre os critérios que um curso precisa contemplar para ser classificado como de excelência”, enfatiza Manhoso.   

Confira a programação

29/04, das 8h às 17h30

8h: Welcome Coffe (recepção dos participantes)
8h30: Solenidade de Abertura
Odemilson Donizete Mossero (Presidente do CRMV-SP)
Fábio Manhoso (Presidente da Comissão de Educação e Vice-Presidente do CRMV-SP)

9h: “Comissão de Educação em Medicina Veterinária CRMVSP: ações e perspectivas”
Lançamento do Projeto: “Melhor Escolha”
Ministrante: Prof. Dr. Fábio Manhoso (Presidente da Comissão de Educação CRMV-SP)
Moderadora: Prof. Dra. Kátia Denise Saraiva Bresciani (Comissão de Educação CRMV-SP)

9h50: “Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da Veterinária: uma reflexão sobre o sistema educacional e o mundo do trabalho”
Ministrante: Prof. Dr. Rafael Gianella Mondadori (Universidade Federal de Pelotas)
Moderador: Prof. Dr. Antonio José de Araújo Aguiar (Comissão de Educação CRMV-SP)

10h40: Intervalo

11h: Debate
Moderadora: Prof. Dra. Gláucia Prada Kanashiro (Comissão de Educação CRMV-SP)

12h – 13h30: Almoço

13h30: “Formação para desenvolver competências: integrando o ambiente de aprendizagem ao currículo ”
Ministrante: Profa. Dra. Andreza Amaral (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Moderadora: Prof. Dra. Helenice de Souza Spinoza (Comissão de Educação CRMV-SP)

14h20: “Considerações sobre a inclusão do EaD nos Cursos de Medicina Veterinária: aplicabilidades e limitações”
Ministrante: Prof. Dr. João Otávio Junqueira (Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – Unifeob)
Moderadora: Prof. Dra. Glenda Maris de Barros (Comissão de Educação CRMV-SP)

15h10: Intervalo

15h30: Debate
Moderador: Prof. Dr. Andrey Borges Teixeira (Comissão de Educação CRMV-SP)

16h30: CRMV-SP Escuta os Coordenadores de Curso de Medicina Veterinária
Ministrante: Diretoria Executiva do CRMV-SP

17h30: Encerramento

Relacionadas

Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER
III_Encontro_de_Coordenadores_de_Cursos_de_Medicina_Veterinaria_Freepik
Sala de aula com várias carteiras escolares e uma ampla janela ao fundo. Há também uma lousa verde.

Mais Lidas

Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo