CRMV-SP realiza levantamento estatístico para a elaboração de manual sobre processos éticos

A publicação digital, que está em fase de estudo, reunirá exemplos anônimos dos principais tipos de ocorrência com vistas à orientação de médicos-veterinários em atuação e de docentes
Texto e Foto: Divulgação/CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) iniciou um levantamento estatístico das principais ocorrências de denúncias éticas, e dos processos efetivamente instaurados, para a elaboração de um manual sobre o tema.

A proposta foi alinhada em reunião realizada em 20 de janeiro, da qual participaram o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, os membros da Comissão de Admissibilidade de Processos Ético-profissionais e da diretoria do Conselho, Fábio Manhoso, Fernando Gomes Buchala e Rosemary Viola Bosch, e as conselheiras Mirela Tinucci Costa e Suely Stringari de Souza, que até recentemente atuaram na Comissão de Estudos e Estatísticas dos Processos Éticos.

O presidente do CRMV-SP explica que será elaborado um manual para ser disponibilizado aos profissionais já em atuação, mas também aos docentes da graduação em Medicina Veterinária, em especial os da disciplina de ética.

“O material pretende disponibilizar exemplos do que acontece em um processo ético. Serão casos reais, resguardado o sigilo necessário, que poderão servir como exercícios de reflexão para os alunos e futuros profissionais. Atualmente o maior número de processos está relacionado à anestesia animal e estão vinculados a profissionais mais jovens, menos preparados. Este será um trabalho orientativo, visando minimizar as possíveis falhas e, consequentemente, reduzir o número de processos éticos.”

Levantamento estatístico

O manual deverá reunir os casos mais recorrentes, que serão apresentados anonimamente, e informações sobre como tramitaram os processos. Segundo a conselheira Suely Stringari de Souza, a reunião teve como principal foco a definição de critérios para o levantamento estatístico que dará origem à publicação.

“Nós delineamos os procedimentos para a construção de uma tabela que contemple os dados necessários para uma amostragem significativa. Estamos criando este instrumento de trabalho, que está em fase embrionária. Hoje em dia já existe uma estatística, mas o objetivo é ampliar o levantamento, principalmente para que possamos apurar melhor as causas das denúncias”, explica.

A conselheira considera a iniciativa fundamental, tendo em vista, principalmente, dois aspectos. “Para que a gente possa alertar sobre a questão da ética, e também como uma forma de devolutiva de nossa atuação para a categoria, já que as funções mais importantes do Conselho são a fiscalização e o atendimento às denúncias de infrações éticas”, conclui.

Alerta aos novos profissionais

Mirela Tinucci Costa, conselheira responsável pela elaboração do manual, informa que, para a definição do perfil de ocorrências a ser divulgado na publicação, as informações extraídas da tabela que está em construção serão reunidas com dados colhidos pela Coordenadoria de Ética do CRMV-SP. E, ao final, todo o material será trabalhado por um estatístico, para que tenha uma apresentação de fácil consulta.

“O manual vai servir para que a gente possa distribuir, principalmente, nas escolas de Medicina Veterinária e Zootecnia, a fim de que o profissional que vai se formar fique alerta para que não enfrente problemas futuros, e também para que conheça o trabalho do Conselho”, afirma. “O objetivo é que o profissional possa se basear nele para evitar futuros dissabores”, acrescenta.

Um homem de terno, se apresenta em auditório para pessoas sentadas em cadeira
Foto: AdobeStock
Imagem mostra medalhas de ouro, de prata e de bronze.
Alesp_Painel Conselhos de Saúde (2)