CRMV-SP ressalta a importância da valorização da classe médica-veterinária

Regional lamenta manifestações desrespeitosas de jornalista e enfatiza a extensa formação que capacita o profissional a atender pacientes e tutores com qualidade e dedicação
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Freepik

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) vem a público, mais uma vez, reafirmar seu compromisso com a valorização da classe médica-veterinária e lamenta manifestações desrespeitosas como a emitida pela jornalista Nina Lemos em seu blog na semana passado sob o título “Meu bicho ficou doente: como não cair em ciladas?”.

Os profissionais médicos-veterinários possuem uma extensa formação e se capacitam para atender seus pacientes e tutores com toda a qualidade e dedicação necessárias. A cada ano, o mercado médico-veterinário se aprimora, tecnifica e especializa, alcançando um alto nível de excelência no cuidado com a saúde animal, ambiental e do próprio ser humano.

É direito e dever do médico-veterinário prescrever tratamento que considere mais indicado, bem como utilizar os recursos humanos e materiais que julgar necessários ao desempenho de suas atividades.

Solidário ao bom trabalho exercido pelos profissionais médicos-veterinários, diariamente, o CRMV-SP entende que os comentários desabonadores feitos pela jornalista tentam influenciar negativamente a sociedade com relação à necessidade de exames complementares.

Exames tão importantes nos dias de hoje, em que a Medicina Veterinária cada vez mais se especializa a caminho da precisão diagnóstica em prol da saúde e do bem-estar dos animais. Todos os procedimentos devem ser sempre realizados com a ciência e aval dos tutores, inclusive com relação aos riscos iminentes a realização dos mesmos.

A prática da Medicina Veterinária no Brasil é baseada em um Código de Ética Profissional bastante rígido e que prevê, entre outras coisas, que é dever do médico-veterinário exercer a profissão evitando qualquer forma de mercantilismo, empenhando-se sempre em melhorar as condições de bem-estar, saúde animal, humana, ambiental, e os padrões de serviços médicos-veterinários.

Relacionadas

No púlpito, o novo presidente da entidade fala ao microfone durante cerimônia de sua posse
Posse_administrativa_gestao_2024_2027 (82)
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
Na foto, presentes durante a solenidade, da esquerda para a direita, estão a integrante da Comissão Técnica de Medicina Veterinária Legal do CRMV-SP, Ana Cristina Tasaka; a integrante da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Silvana Lima Gorniak; o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; a presidente da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Greyce Balthazar Lousana; a tesoureira e presidente da Comissão Técnica de Responsabilidade Técnica do CRMV-SP, Rosemary Viola Bosch; e a integrante da Comissão Técnica de Pesquisa Clínica Veterinária do CRMV-SP, Clea de Carvalho Camargo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40