Custos de produção de suínos e frangos sobem em março, influenciados por gastos com nutrição

Os custos de produção de suínos e de frangos de corte registraram aumentos em março, após quedas consecutivas nos primeiros meses do ano, influenciados principalmente por elevação nos gastos com nutrição de animais, segundo índices calculados pela Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS), da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia (SC).

O custo de produção de frangos, medido pelo ICPFrango/Embrapa, ficou em 175,16 pontos em março, um alta de 4,1% em comparação a fevereiro. Já o ICP Suíno/Embrapa subiu 2,4%, a 177,13 pontos.
“Para suínos, na nutrição, o principal insumo que contribuiu para que essa

alta fosse possível foi o farelo de soja, que aumentou consi

deravelmente de um mês para outro”, disse o analista da área de socioeconomia e responsável pelos índices de custos de produção no site da CIAS, Ari Jarbas Sandi, à CarneTec, na sexta-feira (17).

Houve, em março, um aumento de 2,63% no item nutrição para suínos, com o custo do farelo de soja subindo 4,92% e o do milho a 2,54%.

Para o frango de corte, o custo da nutrição teve um aumento de 6,31%. O item que mede o custo da energia elétrica, calefação, gás GLP foi o segundo a ter maior impacto nos custos de produção de frangos de corte em março, com alta de 4,21%.

O ICPFrango/Embrapa é referente aos custos de produção no Paraná, maior produtor de frangos do país, para o aviário do tipo climatizado em pressão positiva, modelo referencial de produção. Já o ICPSuíno/Embrapa é obtido a partir de resultados de custos da produção de suínos em sistema do tipo “ciclo completo”, em Santa Catarina, maior produtor nacional.

Avicultura Industrial.

Relacionadas

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed
Cerimonia_posse_oficial_14.08 (25)_ed
09.05.2024_FEBRE_OROPOUCHE_Adobe_Stock_MATÉRIA
12.08.2024_FeiraPetVet_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40