Detectada influenza aviária em quatro granjas no Canadá

Quatro granjas, onde um surto de gripe aviária foi descoberto em British Columbia, no Canadá, estão agora sob quarentena. Milhares de aves serão sacrificadas, disseram autoridades canadenses, no dia 3 de dezembro. Não há relatos de que a doença tenha sido transmitida a seres humanos.

A Agência de Inspeção de Alimentos do Canadá disse que mais duas fazendas foram colocadas sob quarentena, um dia depois de anunciar essa medida para as duas primeiras granjas. Todos os quatro locais estão a uma distância de oito quilômetros, no Vale Fraser, a leste de Vancouver.

Testes para determinar o tipo exato do vírus foram conduzidos domingo depois que mortes de aves foram relatadas em uma fazenda de perus em Abbotsford e em uma granja em Chilliwack. A fazenda Abbotsford abrigava 11 mil perus que seriam abatidos para o Natal. Metade morreu de influenza aviária. A granja Chilliwack tinha 7 mil frangos e cerca de mil morreram. Os números das duas outras fazendas não foram informados.

“Elas estão (sob quarentena) apenas com base em suspeitas. Os testes vão revelar se eles têm influenza ou não”, afirmou o veterinário-chefe do Canadá, Harpreet Kochhar. De acordo com ele, as aves se moveram entre as várias granjas. Kocchar acrescentou que a fonte da infecção ainda não é conhecida e que o foco no momento é na contenção da propagação da infecção.

As aves que restarem serão sacrificadas com dióxido de carbono, afirmou o veterinário-chefe de British Columbia Jane Pritchard. Os resultados esperados para quinta-feira devem mostrar se o vírus é da estirpe perigosa H5N1 ou outra variação, disse o oficial de saúde de British Columbia, Perry Kendall.

De acordo com Kochhar, Hong Kong suspendeu a importação de aves do Fraser Valley. Ele disse que o Canadá tem estado em comunicação com os EUA, Japão e União Europeia sobre o surto.

Fonte: Avicultura Industrial.

Primeira_reuniao_Plenaria_nova_gestao_CRMV-SP_CFMV_15.05 (1)_ed