Dia Mundial dos Animais: data é oportunidade para reflexão sobre os cuidados com os animais

Profissionais chamam a atenção para o compromisso ético e moral com todos os animais que estão sob cuidados humanos
Texto: Comunicação / Foto: Pixabay

O Dia Mundial dos Animais, celebrado em 4 de outubro, é uma oportunidade de reflexão sobre o cuidado com os animais, seus direitos, importância e influência na vida das pessoas. A data também serve de alerta para a necessidade de preservação das espécies e do meio ambiente.

Animais de companhia, selvagens, de produção, que vivem em zoológicos, animais aquáticos e marinhos, de grande ou pequeno porte: todos são reconhecidos como seres sencientes e apresentam características diversificadas e únicas, que exigem a atuação de profissionais como médicos-veterinários e zootecnistas, que possuem conhecimento igualmente abrangente. 

Cristiane Pizzuto, presidente da Comissão de Bem-estar Animal, chama a atenção para o compromisso ético e moral com todos os animais que estão sob cuidados humanos, como de produção, laboratório e aqueles que vivem em zoológicos e aquários. “Todos eles devem nortear as ações dos médicos-veterinários, a fim de garantir uma vida com mais qualidade a todas as espécies”, afirma.  

A conselheira e zootecnista Ana Claudia Ambiel Corral Camargo, reconhece o Dia Mundial dos Animais como uma data significativa que revela o quanto a relação entre humanos e animais está mais estreita. Destaca, ainda, a importâncias das atividades do zootecnista na manutenção das boas práticas de manejo e na busca por novas tecnologias. “Elas garantem que os animais sejam protegidos da sede, fome, não sintam dor ou estresse”, frisa.

O presidente do Conselho, Odemilson Donizete Mossero, espera que em um futuro próximo, seja possível celebrar o Dia Mundial dos Animais como uma declaração de respeito à vida. “Precisamos refletir sobre posse responsável e também a respeito da importância da atuação de médicos-veterinários e zootecnistas que dedicam suas vidas a colocar em prática o conceito da Saúde Única”.  

Histórico da data

Tudo começou em Florença, na Itália, em 1931, quando órgãos de proteção se reuniram em um Congresso Internacional de Proteção Animal e oficializaram 4 de outubro, Dia de São Francisco de Assis, como uma data de reflexão sobre a importância da proteção ao animais e ao meio ambiente. De lá para cá, todos os anos, a data ganha repercussão à medida que as campanhas de conscientização aumentam em todo o mundo. 

Relacionadas

01.04.2024_CANAL_Whatsapp_post_1__MATÉRIA
cattle-930824_1280
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento
23.02.2024_Arte_para_divulgacao_do_calendario_de_palestras_orientativas_fevereiro_TWITTER

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40