É preciso manter a alimentação regular dos pets na quarentena

Médicos-veterinários recomendam cuidado com os excessos e o sedentarismo que podem levar os pets à obesidade
Comunicação CRMV-SP

Muitas pessoas começam a se preocupar com a falta de produtos nos supermercados e o sinal de alerta acende também para a ração dos pets e aí vem aquele medo de não encontrar o produto com o qual seu animalzinho está acostumado.

É importante frisar que, no momento, não há motivo para preocupação. De acordo com a médica-veterinária Rosangela Gebara, integrante da Comissão Técnica de Bem-estar Animal do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), o abastecimento está funcionando normalmente e os pets shops estão autorizados a ficarem abertos no estado de São Paulo.

“Mas, caso haja necessidade de trocar, tente comprar a ração mais parecida com a de costume e faça a troca de forma gradual, aumentando dia a dia a quantidade da ração nova e/ou seguindo a recomendação do rótulo”, explica Rosangela.

Portanto, com as mudanças na rotina da casa, é fundamental garantir a alimentação regular do pet, mantendo os mesmos horários e tipo de alimentação. Mas é preciso ficar atento, por exemplo, com aqueles animais que estiverem se exercitando menos do que o habitual, como aqueles que costumavam sair com passeadores um ou duas horas por dia.

Controlar excessos

Para Rosangela, uma rotina mais sedentária necessita de atenção. “O ideal é observar se o animal está ganhando peso por conta desse sedentarismo e conversar com o profissional para saber se há opções de rações menos calóricas para que o cão não entre em um quadro de obesidade”, alerta.

“É importante controlar os excessos, pois a rotina do pet está diferente. O excesso pode levar à obesidade, que, tal qual no humano, tem consequências na saúde, como problemas articulares, doenças hormonais, problemas de pele, cardiopatias, entre outros”, conclui o médico-veterinário Eduardo Pacheco, da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais, do CRMV-SP.

Evite dar muitos petiscos e alimentos da mesa, alguns inclusive tóxicos aos animais

(Eduardo Pacheco)

Relacionadas

Cão de rua, na cor marrom escuro com um ferimento abaixo dos olhos.
imagem de vários gatos anestesiados em cima de uma mesa
Cão labrador comendo pedaço de pizza no parque ao lado de mulher jovem vestindo calça jeans e tenis branco.
Cão de pequeno a médio porte nas cores branco e caramelo usando óculos escuros e com o focinho cheirandop um canudo vermelho de um copo transparente com limonada.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br