Edição 2024: Premiação aos profissionais destaque acontece na Sede do CRMV- SP

Médicos-veterinários e zootecnistas das áreas de Educação, Pesquisa, Inspeção de Alimentos, Uma Só Saúde, e Clínica Veterinária foram homenageados
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) premiou, na noite do dia 11 de dezembro, os profissionais que se destacaram em áreas da Medicina Veterinária e da Zootecnia.

Este ano, foram contemplados profissionais em cinco áreas do conhecimento, são elas: a Zootecnia com o prêmio “Luiz Alberto Fries”; a Clínica Veterinária, com o prêmio “Max Ferreira Migliano”; a Pesquisa com o prêmio “Moacyr Rossi Nilsson”; a Uma Só Saúde com o prêmio “Sebastião Timo Iaria” e a Inspeção e Tecnologia de Alimentos com o prêmio “Paschoal Mucciolo”.

Nesta edição da premiação anual, foram laureados os médicos-veterinários André Grespan, Ricardo Moreira Calil e Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, e os zootecnistas Celso da Costa Carrer e Cintia Righetti Marcondes.

O evento começou com a zootecnista, conselheira do CRMV-SP e presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento dos prêmios, Kátia de Oliveira, que falou sobre o processo de escolha dos premiados. “Este ano, procuramos valorizar a integração entre a pesquisa e seu impacto à população por considerar isso primordial para fortalecer o desenvolvimento tecnológico, com vistas à promoção do bem-estar animal, ambiental, econômico e social.”

A vice-presidente do CRMV-SP, Carolina Saraiva Filippos de Toledo, declarou ser muito gratificante poder reconhecer profissionais que contribuíram tanto para a Medicina Veterinária e a Zootecnia. “São profissional que sempre exerceram suas carreiras com excelência e dedicação, atuando como agentes da transformação, unindo ciência, ética e paixão no cuidado dos animais, na conservação, no zelo pela saúde pública, controle de zoonoses e segurança dos alimentos que chegam na nossa mesa, em um tempo que exige cada vez mais o foco na sustentabilidade”, afirmou.

Luiz Alberto Fries

O prêmio “Luiz Alberto Fries” foi entregue pela vice-presidente do CRMV-SP ao zootecnista destaque do ano, Celso da Costa Carrer. Graduado em Zootecnia e mestre em Medicina Veterinária pela Universidade de São Paulo (USP), e doutor em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ele coordena o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Extensão Universitária (UNICETEX), um laboratório didático ligado ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP, focado em empreendedorismo.

Presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Carrer agradeceu aos seus familiares e lembrou do primeiro zootecnista registrado no CRMV-SP há 50 anos, José Paulo de Oliveira. “Esses 50 anos de trajetória demonstram o amadurecimento da nossa categoria. O nosso papel, junto ao médico-veterinário, é de parceiro, precisamos trabalhar juntos, um respeitando e dando espaço ao outro dentro de sua especialidade. Tenho certeza de que o agronegócio brasileiro cresceu nesses últimos 50 anos graças ao trabalho árduo e diuturno das categorias”

A vice-presidente do CRMV-SP entrega a placa ao premiado na categoria Zootecnia.

Max Ferreira Migliano

O segundo prêmio da noite foi entregue pelo tesoureiro do CRMV-SP, Rodrigo Soares Mainardi, e homenageou o profissional que se destacou na área de Clínica Médica Veterinária. O escolhido foi o médico-veterinário André Grespan, mestre em Epidemiologia Experimental e Aplicada às Zoonoses pela Universidade de São Paulo (USP) e fundador da Wildvet Clínica Veterinária, a primeira clínica dedicada exclusivamente ao atendimento de animais selvagens da América Latina.

Visivelmente emocionado, ele agradeceu amigos, professores, colegas de profissão e colaboradores da clínica, e lembrou que ouviu de alguns colegas que era maluco. “Quem diria que um sonho maluco de trabalhar com animais silvestres e exóticos me traria até aqui.”

O tesoureiro do CRMV-SP entrega a placa para o premiado na categoria Clínica Médica Veterinária.

Paschoal Mucciolo

O prêmio “Paschoal Mucciolo” foi entregue também pelo tesoureiro do CRMV-SP ao profissional que se destacou na área de Inspeção e Tecnologia de Alimentos, o laureado foi o médico-veterinário Dr. Ricardo Moreira Calil.  Mestre e doutor em Saúde Pública pela USP, além de professor da graduação e pós-graduação, o profissional tem 48 anos de experiência como fiscal federal agropecuário e é presidente da Comissão Técnica de Alimentos do CRMV-SP.

Ele agradeceu em especial à direção do CRMV-SP, lembrou que conheceu todos os patronos dos prêmios e falou da importância da homenagem. “Um prêmio à experiência é um estímulo aos jovens frente desafios que a vida profissional proporciona.”

Tesoureiro do CRMV-SP entrega placa para o premiado na categoria Inspeção e Tecnologia de Alimentos.

Moacyr Rossi Nilsson

O prêmio “Moacyr Rossi Nilsson”, dedicado ao profissional que se destacou na área de Pesquisa, foi entregue pela secretária-geral do Conselho, Ana Helena Pagotto Stuginski, à zootecnista Cintia Righetti Marcondes. A profissional é doutora em Ciências Biológicas pela USP, e atuou como chefe de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Pecuária Sudeste de 2021 a 2023, e permanece como pesquisadora.

Em seu discurso de agradecimento, ela relembrou as dificuldades de sua trajetória e agradeceu especialmente à sua família. “Ser pesquisador no Brasil é ser resiliente e enfrentar desafios”, afirmou.

A secretária-geral do CRMV-SP entrega a placa à premiada na categoria Pesquisa.

Sebastião Timo Iaria

O último prêmio da noite, “Sebastião Timo Iaria”, também foi entregue pela secretária-geral do CRMV-SP para o destaque da área Uma Só Saúde, outrora chamado, Saúde Única. A homenageada foi a médica-veterinária Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, professora, atual representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no Conselho Nacional de Saúde, e membro da Comissão Inter setorial de Vigilância em Saúde.

Em seu agradecimento, ela dividiu o prêmio com a Comissão Técnica de Saúde Pública do CRMV-SP, a qual também integra, e lembrou do médico-veterinário Carlos Augusto Donini, falecido em 2020. Adolorata também falou da integração entre a saúde humana, ambiental e animal, formando o conceito de Saúde Única.  “A integração é indissociável da saúde das pessoas, animais, plantas e seres vivos. Não podemos mais pensar em trabalhar cada um na sua caixinha.”

A secretária-geral do CRMV-SP entrega a placa à premiada na categoria Uma Só Saúde.

Presenças ilustres

A cerimônia reuniu diretores e conselheiros do CRMV-SP, familiares e amigos dos laureados, além de familiares de Paschoal Mucciolo, entre eles, o filho, Raul Mucciolo, que, como o pai, também escolheu a Medicina Veterinária. Surpreso e feliz, Raul disse que o maior legado que Mucciolo deixou para a profissão foi o exemplo. “Ele sempre foi um professor e médico-veterinário impressionante, gostava daquilo que fazia e era um entusiasta da profissão.”

Também estiveram presentes o presidente do CRMV-SP das gestões de 1978 a 1984, José Cezar Panetta, e representantes das instituições responsáveis pelas indicações dos nomes dos homenageados em 2024, o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Jaboticabal, Humberto Tonhati; a coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Rana Zahi Rached; a presidente da Associação Brasileira dos Animais Selvagens (Abravas), Hilari Wanderley Hidasi; e a presidente da Federação das Entidades Regionais do Estado de São Paulo, Maria Cristina Santos Reiter Timponi.

Premiação 2024 homenageia destaques da Medicina Veterinária e da Zootecnia

titulo da imagem aqui

No auditório da sede, homens e mulheres assistem à apresentação de conselheira e presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento que deu início à cerimônia de premiação.No auditório da sede, homens e mulheres assistem à apresentação de conselheira e presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento que deu início à cerimônia de premiação.

Em cerimônia, realizada na noite de 11/12, o Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) premiou os profissionais de destaque na Medicina Veterinária e na Zootecnia em 2024. Na abertura, a conselheira e zootecnista Kátia de Oliveira, presidente da Comissão de Avaliação e Julgamento, deu as boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância de valorizar e reconhecer o trabalho desenvolvido pelos profissionais médicos-veterinários e zootecnistas.

No púlpito, a vice-presidente do CRMV-SP dá as boas-vindas aos presentes na cerimônia de premiação.No púlpito, a vice-presidente do CRMV-SP dá as boas-vindas aos presentes na cerimônia de premiação.

A vice-presidente Carolina Saraiva Filippos de Toledo, representando a presidente do CRMV-SP, Daniela Pontes Chiebao, saldou os presentes dizendo o quão é gratificante, por meio da premiação, poder reconhecer a contribuição de profissionais das diferentes áreas que se destacaram por sua atuação.

A vice-presidente do CRMV-SP entrega a placa ao premiado na categoria Zootecnia.A vice-presidente do CRMV-SP entrega a placa ao premiado na categoria Zootecnia.

A vice-presidente do CRMV-SP, Carolina Saraiva Filippos de Toledo, deu início à cerimônia entregando o Prêmio “Luiz Alberto Fries” ao zootecnista Celso da Costa Carrer, que coordena o Unicetex, laboratório didático ligado ao Departamento de Engenharia de Biossistemas da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo (ZEB/Fzea/USP).

O premiado na categoria Zootecnia discursa aos presentes no auditório, ele está no púlpito e ao fundo sua foto aparece no telão.O premiado na categoria Zootecnia discursa aos presentes no auditório, ele está no púlpito e ao fundo sua foto aparece no telão.

Com experiência em gestão de empresas do Agronegócio, inovação e empreendedorismo, o zootecnista Celso da Costa Carrer, que recebeu o Prêmio “Luiz Alberto Fries”, agradeceu o apoio dos familiares, do CRMV-SP e de colegas ao longo de sua carreira, e reiterou a importância da parceria entre zootecnistas e médicos-veterinários para o sucesso do agronegócio brasileiro.

O tesoureiro do CRMV-SP entrega a placa para o premiado na categoria Clínica Médica Veterinária.O tesoureiro do CRMV-SP entrega a placa para o premiado na categoria Clínica Médica Veterinária.

O Prêmio “Max Ferreira Migliano” foi concedido, pelo tesoureiro do CRMV-SP, Rodrigo Soares Mainardi, ao médico-veterinário André Grespan pelos trabalhos prestados na área da Clínica Médica Veterinária.

O premiado na categoria Clínica Médica Veterinária, no púlpito, agradece a premiação e discursa para o auditório lotado.O premiado na categoria Clínica Médica Veterinária, no púlpito, agradece a premiação e discursa para o auditório lotado.

Com mais de 20 anos de experiência na clínica, cirurgia geral e ortopedia de animais silvestres, o médico-veterinário laureado com o Prêmio “Max Ferreira Migliano”, André Grespan, é fundador da primeira clínica dedicada exclusivamente ao atendimento de animais selvagens da América Latina. Emocionado, agradeceu ao CRMV-SP pelo reconhecimento e o apoio dos familiares, amigos, professores e colegas de profissão.

Tesoureiro do CRMV-SP entrega placa para o premiado na categoria Inspeção e Tecnologia de Alimentos.Tesoureiro do CRMV-SP entrega placa para o premiado na categoria Inspeção e Tecnologia de Alimentos.

Na categoria Inspeção e Tecnologia de Alimentos, o médico-veterinário Ricardo Moreira Calil recebeu, das mãos do tesoureiro do CRMV-SP, Rodrigo Soares Mainardi, o Prêmio “Paschoal Mucciolo”.

Com o auditório da sede lotado, ao fundo, no púlpito, o premiado discursa em agradecimento.Com o auditório da sede lotado, ao fundo, no púlpito, o premiado discursa em agradecimento.

Com 48 anos de experiência como fiscal federal agropecuário, o médico-veterinário Ricardo Moreira Calil, presidente da Comissão Técnica de Alimentos do CRMV-SP, falou da satisfação de receber o Prêmio “Paschoal Mucciolo”, agradeceu à direção do Conselho e ressaltou que um prêmio à experiência é um estímulo aos jovens e aos desafios que a vida profissional proporciona.

Visão frontal do auditório lotado durante a cerimônia de premiação, na sede do CRMV-SPVisão frontal do auditório lotado durante a cerimônia de premiação, na sede do CRMV-SP

A cerimônia de Premiação do CRMV-SP de 2024, na noite de 11/12, contou com o auditório lotado de médicos-veterinários e zootecnistas que foram prestigiar os laureados de 2024 nas cinco categorias. Entre os presentes esteve o filho de Paschoal Mucciolo, o médico-veterinário Raul Mucciolo, além do presidente do CRMV-SP das gestões de 1978 a 1984, José Cezar Panetta.

A secretária-geral do CRMV-SP entrega a placa à premiada na categoria Pesquisa.A secretária-geral do CRMV-SP entrega a placa à premiada na categoria Pesquisa.

O Prêmio “Moacyr Rossi Nilsson” foi entregue, pela secretária-geral do CRMV-SP, Ana Helena Pagotto Stuginski, à zootecnista Cintia Righetti Marcondes pelos serviços prestados na área de Pesquisa.

A premiada na categoria Pesquisa discursa no púlpito para auditório lotado, ao fundo sua foto aparece no telão.A premiada na categoria Pesquisa discursa no púlpito para auditório lotado, ao fundo sua foto aparece no telão.

Em seu discurso, a zootecnista Cintia Righetti Marcondes, que atuou como chefe de Pesquisa e Desenvolvimento na Embrapa Pecuária Sudeste e recebeu o Prêmio “Moacyr Rossi Nilsson”, agradeceu o apoio da família, lembrou das dificuldades de sua trajetória e destacou que ser pesquisador no Brasil é, acima de tudo, ser resiliente.

A secretária-geral do CRMV-SP entrega a placa à premiada na categoria Uma Só Saúde.A secretária-geral do CRMV-SP entrega a placa à premiada na categoria Uma Só Saúde.

Na categoria Uma Só Saúde, o Prêmio “Sebastião Timo Iaria” foi entregue à médica-veterinária Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, pela secretária-geral do CRMV-SP, Ana Helena Pagotto Stuginski. A premiada é representante do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) no Conselho Nacional de Saúde e membro da Comissão Intersetorial de Vigilância em Saúde.

A premiada na categoria Uma Só Saúde discursa para o auditório lotado, ao fundo uma foto sua aparece no telão.A premiada na categoria Uma Só Saúde discursa para o auditório lotado, ao fundo uma foto sua aparece no telão.

No discurso de agradecimento por ter recebido o Prêmio “Sebastião Timo Iaria”, a médica-veterinária Adolorata Aparecida Bianco Carvalho, emocionada, dividiu o reconhecimento com a comissão de Saúde Pública do CRMV-SP e falou da importância da integração indissociável da saúde humana, animal, vegetal e ambiental.

Os premiados de 2024 nas cinco categorias, duas mulheres e três homens, posam lado a lado.Os premiados de 2024 nas cinco categorias, duas mulheres e três homens, posam lado a lado.

Ao final da cerimônia, os laureados se reuniram para registrar o momento. Da esq. para a dir.: Cintia Righetti Marcondes, Ricardo Moreira Calil, André Grespan, Adolorata Aparecida Bianco Carvalho e Celso da Costa Carrer.

Membros da Diretoria do CRMV-SP posam ao lado dos cinco premiados ao final da cerimônia.Membros da Diretoria do CRMV-SP posam ao lado dos cinco premiados ao final da cerimônia.

Os membros da Diretoria do CRMV-SP também posaram com os premiados de 2024. Da esq. para dir.: a secretária-geral Ana Helena Pagotto Stuginski; Cintia Righetti Marcondes; a vice-presidente do Conselho, Carolina Saraiva Filippos de Toledo; Ricardo Moreira Calil; André Grespan; Adolorata Aparecida Bianco Carvalho; Celso da Costa Carrer; e o tesoureiro do Regional, Rodrigo Soares Mainardi.

titulo da imagem aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
Banner CRMV-SP orienta fevereiro
Tablet_Fiscalizacao

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40