A Embrapa Pecuária Sudeste de São Carlos acaba de lançar um dispositivo para identificar e monitorar o trânsito de animais. O tag ativo substitui os documentos em papel exigidos no transporte de gado e ajudará a reduzir custos.
O dispositivo foi feito para ser fixado do lado de fora do caminhão e é parecido com o usado nos pedágios. Os dados dos animais ficam gravados em uma memória.
As informações podem ser lidas com uma antena, por meio de radio frequência, mas cada animal também carrega seus dados em um brinco colocado na orelha. Ficam registrados peso, local e data de nascimento, vacinas e número de registro. Não é necessário bateria e os dados podem ser lidos com esta antena portátil. Um método mais ágil e seguro.
A tecnologia é totalmente brasileira e tem baixo custo. Com o novo dispositivo, os pesquisadores pretendem diminuir a burocracia. Os caminhoneiros não precisariam mais carregar papéis com dados de todos os animais. A expectativa é que a passagem por barreiras sanitárias sejam mais rápidas.
A nova tecnologia também vai ajudar o país a melhorar a eficiência e a competitividade, principalmente para o mercado externo.
Fonte: EPTV (acessado em 19/07/10)