Encontro Paulista de Coordenadores de Cursos de Zootecnia discute cenário das instituições de ensino, em novembro

Dados coletados junto às IES servirão de base para avaliar a realidade acadêmica da profissão no Estado
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, promoverá no dia 14 de novembro, das 8h30 às 17h30, o Encontro Paulista de Coordenadores de Zootecnia. O evento reunirá representantes dos cursos de graduação em Zootecnia das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, que atuam no estado de São Paulo.

Esta será a primeira edição do encontro de coordenadores sob a nova gestão e após a reestruturação da Comissão Técnica. O principal objetivo é manter o espaço de diálogo e colaboração entre o Conselho e os coordenadores, fortalecendo a parceria em prol da formação e reconhecimento profissional dos zootecnistas.

Para a presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, Kátia de Oliveira, apesar dos desafios, a profissão vive um momento promissor. “O cenário atual da Zootecnia no estado de São Paulo é bastante desafiador e, ao mesmo tempo, cheio de oportunidades. Temos um setor agropecuário altamente técnico e diverso, que vai desde a pecuária de corte e leite até produções especializadas, como equinos, pequenos animais, aquicultura e animais silvestres”, explica.

O foco do encontro será a análise dos dados coletados junto às IES em 2025 sobre a realidade acadêmica do ensino de Zootecnia no Estado. A proposta é promover uma discussão aberta e participativa sobre esses resultados, identificar novos desafios e incentivar a troca de ideias e estratégias para o fortalecimento do setor.

Realidade acadêmica

A Comissão de Zootecnia e Ensino realizou, ao longo de meses, um levantamento técnico junto às IES, mapeando áreas com potencial de melhoria, demandas e desafios comuns. A apresentação desses resultados, em um ambiente participativo, busca fortalecer a comunicação entre as instituições e o CRMV-SP, além de criar um espaço que estimule o trabalho conjunto entre coordenadores e o Sistema CFMV/CRMVs.

Para Kátia, o acesso a esses dados é essencial para a construção de estratégias assertivas e integradas, capazes de aprimorar o ensino, a pesquisa e a formação de novos zootecnistas, mais alinhados às demandas do mercado de trabalho e da sociedade.

“A devolutiva dos dados coletados em 2025 não é apenas uma prestação de contas, mas um ponto de partida para políticas, projetos e iniciativas que promovam a qualidade do ensino e a valorização da profissão. É assim que o Conselho cumpre sua função de orientar, fiscalizar e, acima de tudo, promover o desenvolvimento da Zootecnia paulista.”

A importância dos cursos no Estado

A qualidade do ensino em Zootecnia deve ser uma preocupação de toda a sociedade. No caso de São Paulo, essa pauta ganha ainda mais relevância pela expressiva participação do Estado no agronegócio brasileiro. “São Paulo é uma grande liderança econômica, representando quase 20% das exportações nacionais. Também é destaque na produção de ciência aplicada ao agronegócio. A Zootecnia tem papel fundamental nesse cenário, tanto na produção científica quanto nas exportações do setor, especialmente nas áreas de avicultura e bovinocultura”, afirma a zootecnista e integrante da Comissão de Zootecnia e Ensino do Regional, Célia Carrer.

O encontro será um momento estratégico para que coordenadores, com o apoio do CRMV-SP, definam medidas alinhadas à realidade do mercado paulista, sem perder de vista as demandas dos novos estudantes.

“A pós-pandemia acelerou mudanças no perfil dos alunos, e isso exige adaptações nos modelos de ensino. Este encontro é uma oportunidade para refletirmos sobre como adequar os projetos pedagógicos para atender à nova dinâmica do mercado e da sociedade, além de desenvolver novos modelos de trabalho e estratégias para atrair e reter alunos nos cursos de graduação”, afirma Célia.

Além dos coordenadores, o encontro contará com a participação de membros da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, e de convidados especiais, entre eles a psicóloga e professora Bianca Gresele.

Confira a programação completa:

8h30 às 9h – Recepção e Credenciamento;

9h às 9h15 – Abertura;

9h15 às 10h – Análise Diagnóstica da Formação em Zootecnia no estado de São Paulo, com a palestrante e integrante da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Dra. Célia Carrer;

10h15 às 10h30 – Coffee break;

10h30 às 11h30 – Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades de Atuação das Coordenações, com a palestrante e psicóloga Bianca Gresele;

11h30 às 12h – Mesa-redonda com mediação da conselheira e presidente da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Dra. Kátia de Oliveira;

12h às 13h30 – Pausa para almoço;

13h30 às 14h30 – Direcionamentos e Apresentação de Ações Estratégicas da Comissão de Zootecnia do CRMV-SP, com a palestrante e presidente da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Dra. Kátia de Oliveira;

14h30 às 15h15 – Transformando a Educação com IA: Ferramentas e Boas Práticas, com representante do Sebrae-SP;

15h15 às 15h30 – Coffee break;

15h30 às 16h30 – Escuta Qualificada das Coordenações de Cursos de Zootecnia;

16h30 às 17h30 – Síntese Propositiva e Definição de Encaminhamentos do Encontro Paulista de Coordenadores de Zootecnia;

17h30 – Encerramento.

Se você é coordenador de curso de Zootecnia, inscreva-se!

Relacionadas

imagem de um homem negro, segurando um gato branco.
imagem de pessoas posadas durante a premiação
imagem de seis pessoas posadas para foto, no evento Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde na Perspectiva da Uma Só Saúde
Imagem de frangos em gaiolas, prontas para serem abatidos.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br