O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, promoverá no dia 14 de novembro, das 8h30 às 17h30, o Encontro Paulista de Coordenadores de Zootecnia. O evento reunirá representantes dos cursos de graduação em Zootecnia das Instituições de Ensino Superior (IES), públicas e privadas, que atuam no estado de São Paulo.
Esta será a primeira edição do encontro de coordenadores sob a nova gestão e após a reestruturação da Comissão Técnica. O principal objetivo é manter o espaço de diálogo e colaboração entre o Conselho e os coordenadores, fortalecendo a parceria em prol da formação e reconhecimento profissional dos zootecnistas.
Para a presidente da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, Kátia de Oliveira, apesar dos desafios, a profissão vive um momento promissor. “O cenário atual da Zootecnia no estado de São Paulo é bastante desafiador e, ao mesmo tempo, cheio de oportunidades. Temos um setor agropecuário altamente técnico e diverso, que vai desde a pecuária de corte e leite até produções especializadas, como equinos, pequenos animais, aquicultura e animais silvestres”, explica.
O foco do encontro será a análise dos dados coletados junto às IES em 2025 sobre a realidade acadêmica do ensino de Zootecnia no Estado. A proposta é promover uma discussão aberta e participativa sobre esses resultados, identificar novos desafios e incentivar a troca de ideias e estratégias para o fortalecimento do setor.
Realidade acadêmica
A Comissão de Zootecnia e Ensino realizou, ao longo de meses, um levantamento técnico junto às IES, mapeando áreas com potencial de melhoria, demandas e desafios comuns. A apresentação desses resultados, em um ambiente participativo, busca fortalecer a comunicação entre as instituições e o CRMV-SP, além de criar um espaço que estimule o trabalho conjunto entre coordenadores e o Sistema CFMV/CRMVs.
Para Kátia, o acesso a esses dados é essencial para a construção de estratégias assertivas e integradas, capazes de aprimorar o ensino, a pesquisa e a formação de novos zootecnistas, mais alinhados às demandas do mercado de trabalho e da sociedade.
“A devolutiva dos dados coletados em 2025 não é apenas uma prestação de contas, mas um ponto de partida para políticas, projetos e iniciativas que promovam a qualidade do ensino e a valorização da profissão. É assim que o Conselho cumpre sua função de orientar, fiscalizar e, acima de tudo, promover o desenvolvimento da Zootecnia paulista.”
A importância dos cursos no Estado
A qualidade do ensino em Zootecnia deve ser uma preocupação de toda a sociedade. No caso de São Paulo, essa pauta ganha ainda mais relevância pela expressiva participação do Estado no agronegócio brasileiro. “São Paulo é uma grande liderança econômica, representando quase 20% das exportações nacionais. Também é destaque na produção de ciência aplicada ao agronegócio. A Zootecnia tem papel fundamental nesse cenário, tanto na produção científica quanto nas exportações do setor, especialmente nas áreas de avicultura e bovinocultura”, afirma a zootecnista e integrante da Comissão de Zootecnia e Ensino do Regional, Célia Carrer.
O encontro será um momento estratégico para que coordenadores, com o apoio do CRMV-SP, definam medidas alinhadas à realidade do mercado paulista, sem perder de vista as demandas dos novos estudantes.
“A pós-pandemia acelerou mudanças no perfil dos alunos, e isso exige adaptações nos modelos de ensino. Este encontro é uma oportunidade para refletirmos sobre como adequar os projetos pedagógicos para atender à nova dinâmica do mercado e da sociedade, além de desenvolver novos modelos de trabalho e estratégias para atrair e reter alunos nos cursos de graduação”, afirma Célia.
Além dos coordenadores, o encontro contará com a participação de membros da Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, e de convidados especiais, entre eles a psicóloga e professora Bianca Gresele.
Confira a programação completa:
8h30 às 9h – Recepção e Credenciamento;
9h às 9h15 – Abertura;
9h15 às 10h – Análise Diagnóstica da Formação em Zootecnia no estado de São Paulo, com a palestrante e integrante da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Dra. Célia Carrer;
10h15 às 10h30 – Coffee break;
10h30 às 11h30 – Promoção da Saúde Mental no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades de Atuação das Coordenações, com a palestrante e psicóloga Bianca Gresele;
11h30 às 12h – Mesa-redonda com mediação da conselheira e presidente da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Dra. Kátia de Oliveira;
12h às 13h30 – Pausa para almoço;
13h30 às 14h30 – Direcionamentos e Apresentação de Ações Estratégicas da Comissão de Zootecnia do CRMV-SP, com a palestrante e presidente da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP, Dra. Kátia de Oliveira;
14h30 às 15h15 – Transformando a Educação com IA: Ferramentas e Boas Práticas, com representante do Sebrae-SP;
15h15 às 15h30 – Coffee break;
15h30 às 16h30 – Escuta Qualificada das Coordenações de Cursos de Zootecnia;
16h30 às 17h30 – Síntese Propositiva e Definição de Encaminhamentos do Encontro Paulista de Coordenadores de Zootecnia;
17h30 – Encerramento.
Se você é coordenador de curso de Zootecnia, inscreva-se!