Ensinamento de filhotes de cães mostra o ‘não’ como expressão mais importante

Brincalhões por natureza, os cachorros às vezes passam dos limites e acabam tendo que levar aquela bronca. Mas qual a melhor forma de impor ao bicho que quem manda é o dono? “A bronca tem que ser dada de maneira ríspida, mudando o tom de voz. E todos na casa devem agir assim”, explica o veterinário Sérgio Braga, da VetYpiranga. “O cachorro deve respeitar a casa em que está inserido. Não pode ouvir apenas o pai, mas todos que moram no lugar”.

A primeira fase da educação do cachorro deve ser feita entre dois e oito meses de idade. Segundo o veterinário, nessa época, a principal palavra a ser ensinada pelo dono é não. “Para reforçar a bronca, o dono pode deixá-lo de castigo por cinco minutos. Mas só abra a porta quando ele não estiver latindo, para o cão não associar o latido à ação do dono. E nunca bata no bicho, porque traumatiza, não ensina”, afirma.

Quando o cão já é adulto e continua arredio, o dono deve se esforçar para ensinar que o lugar dele hierarquicamente na casa é abaixo dos donos. “Uma dica é oferecer comida ao cão, depois mexer no prato, tirar do lugar. Ele vai rosnar, mas o dono enfrenta”, diz Sérgio, que indica o adestramento para casos de hiperatividade.

O momento de se dar a bronca também é importante, de acordo com o veterinário. O ideal é surpreender o cachorro na hora da bagunça. “Ele vai associar o erro à correção. Se corrigir depois, perde o efeito”, explica.

Fonte: Jornal da Cidade de Bauru (acessado em 12/04/10)

Relacionadas

Imagem de freepik
Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40