O secretário-executivo do MDIC, Alessandro Teixeira irá propor ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, a criação de uma comissão para divulgar a carne brasileira no exterior, durante reunião na próxima terça-feira. “Vou sugerir uma comissão tanto de genética, quanto de venda e promoção da carne brasileira”, afirma. A medida foi reivindicada por representantes do setor durante evento na Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Hereford & Braford (ABHB), Fernando Lopa, é preciso que exista sinergia nas ações entre o Ministério da Agricultura (Mapa), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec) e entidades de raças.
A ideia é criar um grupo com representantes dos ministérios e das entidades, capitaneado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex- Brasil). “O desempenho [das negociações] poderia ser muito melhor com a sinergia das ações. Caso contrário, são tentativas isoladas”, argumenta Lopa.
Nos bastidores, lideranças levantavam a necessidade de reformulação no processo de promoção do produto brasileiro no exterior pelo Itamaraty . “A existência de um adido agrícola com uma visão mais comercial é indispensável”, defendeu o dirigente, que preferiu não se identificar.
Fonte: Portal DBO (acessado em 29/08/2011)