Entra em vigor resolução que regulamenta RT em Apicultura

Texto classifica, de acordo com a atuação, estabelecimentos que processam, armazenam e expedem produtos de abelhas e seus derivados
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Pixabay

A Resolução CFMV nº 1193, que entra em vigor, nesta quarta-feira (14/03), publicada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), no Diário Oficial da União, em 14 de dezembro de 2017, regulamenta o registro e a anotação de Responsabilidade Técnica (RT) em Apicultura.

O texto dispõe sobre os deveres do médico-veterinário como responsável técnico (RT) e classifica de acordo com a atuação os estabelecimentos que processam, armazenam e expedem produtos de abelhas e seus derivados.

A resolução lista como atribuições do RT a garantia da qualidade dos serviços e produtos, além da orientação aos usuários e funcionários do estabelecimento sobre os pontos críticos de contaminação dos produtos e sobre as condições de armazenamento, de transporte e de estocagem durante a comercialização dos produtos.

Cabe ao RT zelar ainda pelo cumprimento dos aspectos técnicos e legais da atividade, acompanhando as inspeções higiênico-sanitárias oficiais, notificando as autoridades dos órgãos ambientais sobre ocorrências que causem impacto ao meio ambiente e informando às autoridades sanitárias sobre doenças de notificação obrigatória, exóticas, emergentes e ocorrências de morbidade e mortalidade.

Conhecimento e treinamento

Ao analisar o pedido de anotação de responsabilidade técnica, o Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) deve levar em consideração o conhecimento e treinamento do profissional, assim como a compatibilidade entre as responsabilidades técnicas e de horários e distâncias já assumidas pelo RT.

A norma também ressalta que o profissional responsável técnico responde civil e penalmente por eventuais danos que possam ocorrer decorrentes de sua conduta profissional, uma vez caracterizada dolo ou culpa, seja por negligência, imprudência ou imperícia.

Capa do Manual de dispensação aparece em um tablet que está sendo segurado por uma mão.
Card-twitter-2---Célia-SP
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.