Estratégias do Pnefa são fundamentadas em quatro pilares

Segredo para programa sanitário evoluir é a participação de todos os agentes envolvidos
Foto: Pixabay

As principais estratégias contempladas no Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (Pnefa) estão fundamentadas, segundo a médica-veterinária Margareth Elide Genovez, presidente da Comissão Técnica de Saúde Animal (CTSA) do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), na qualidade e na eficiência de quatro pilares.

O primeiro baseia-se nos serviços veterinários oficiais, por meio da normatização das práticas de campo, cadastramento do setor agropecuário, vigilância sanitária e da garantia de continuidade da vacinação dos rebanhos. O segundo fundamenta-se nos laboratórios de diagnóstico, por meio da atualização e qualificação de seus métodos. O terceiro está ligado à produção de vacina de comprovada eficácia e qualidade. Por fim, a manutenção de programas de informação e educação continuada em saúde animal para os médicos-veterinários.

O médico-veterinário Odemilson Donizete Mossero, vice-presidente do CRMV-SP e integrante da Comissão Técnica de Saúde Animal (CTSA) do Regional, ressalta o papel dos médicos-veterinários, que têm o conhecimento científico da doença e cuja expertise deu origem às medidas técnicas dos programas preventivos, mas destaca que o sucesso depende de um trabalho em conjunto.

“Para todo programa sanitário evoluir, é preciso a participação de todos os agentes envolvidos, principalmente o produtor e demais lideranças rurais, além da classe política regional e nacional, juntamente com o serviço oficial de Defesa Sanitária Animal”, enfatiza Mossero.

Benefícios para o mercado brasileiro

Com relação às vantagens da conquista do status de livre de febre aftosa, Margareth pontua o aspecto comercial e a redução dos riscos e custos de abate sanitário de rebanhos interditados pela doença. “O efeito notório é o resgate da imagem da qualidade da carne, leite e produtos derivados, implementando significativamente o comércio nacional e o internacional, com a eliminação de barreiras exportadoras, com retorno positivo ao PIB”.

Para Mossero, o Agronegócio brasileiro terá ganhos importantes graças a essas garantias sanitárias do País e dos estados, não só por causa da febre aftosa erradicada, mas porque o Brasil terá um sistema de Defesa Sanitária ainda mais confiável. “Estamos muito próximos disso”, conclui.

Capa do Manual de dispensação aparece em um tablet que está sendo segurado por uma mão.
Card-twitter-2---Célia-SP
cattle-930824_1280