Evento internacional debate importância da Medicina Veterinária para o conceito de Saúde Única

Realizado em Saskatoon, no Canadá, Congresso discutiu ainda os desafios para enfrentar a resistência antimicrobiana
Texto: Comunicação CFMV (adaptado pela Comunicação CRMV-SP)
Foto: Adobe Stock

Discutir as ameaças de doenças emergentes e reemergentes, bem como os desafios que o mundo enfrenta ao lidar com a resistência antimicrobiana. Esse foi o escopo do 5º Congresso Internacional de Saúde Única, realizado em Saskatoon, no Canadá, de 22 a 25 de junho.

O encontro, voltado para debater Saúde Única, que contou com a participação do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), representado pelo médico-veterinário e diretor do CFMV, Helio Blume, serviu para compartilhar os principais resultados de pesquisa e políticas adotadas nas doenças zoonóticas em sua interface animal-humano-ecossistema.

Para o diretor do CMFV, a Saúde Única surgiu da união indissociável entre a saúde animal, humana e ambiental, numa visão holística e fundamental para garantir níveis excelentes de saúde. “Muitas doenças podem ser prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre as Medicinas Veterinária, Humana e outros profissionais de saúde”, explica Blume.

Nesse contexto, Blume esclarece que a Medicina Veterinária foi criada com o dever de prevenir e curar doenças dos animais, mas sempre tendo como objetivo o homem e o serviço maior à humanidade. “A Medicina Veterinária, ao abraçar e ligar os três aspectos dessa cadeia, revela-se uma das profissões mais completas do mundo”, afirma o diretor.

Saúde Única

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Saúde Única visa definir e implementar programas, políticas, legislação e pesquisas, de forma que os múltiplos setores se comuniquem e trabalhem em conjunto para alcançar melhores resultados para a saúde pública.

Sobre o Congresso

O evento foi organizado pela One Health Platform, em parceria com a OMS e a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), entre outros parceiros. Contou com a presença de ministros de saúde, pesquisadores e professores de vários países e fundações, como a Bill & Melinda Gates.

Outros temas também foram debatidos no Congresso, como segurança alimentar, infraestrutura e políticas públicas na saúde global, bem-estar humano e animal e sua relação com o meio ambiente, animais como sentinelas de saúde única e degradação ambiental.

Relacionadas

Os membros da Diretoria do CRMV-SP também posaram com os premiados de 2024. Da esq. para dir.: a secretária-geral Ana Helena Pagotto Stuginski; Cintia Righetti Marcondes; a vice-presidente do Conselho, Carolina Saraiva Filippos de Toledo; Ricardo Moreira Calil; André Grespan; Adolorata Aparecida Bianco Carvalho; Celso da Costa Carrer; e o tesoureiro do Regional, Rodrigo Soares Mainardi.
Mulher em pé de braços cruzados usando uniforme azul, sorri para foto.
26.08.204_Comite_Uma_So_Saude_Fotos_Walterson_Rosa_MS_1
A foto mostra um cão branco. Ele está no chão, de frente. Ao fundo, há vegetação verde, desfocada.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40