Faculdades de Medicina Veterinária da Unesp e USP estão entre as dez melhores do mundo

Unesp está na 6ª posição e USP em 7ª; ranking classifica as instituições com base em seu desempenho em pesquisas veterinárias
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Adobe Stock

As faculdades de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) estão entre as dez melhores universidades de Medicina Veterinária do mundo. É o que mostra o ranking da consultoria libanesa EduRank, divulgada recentemente.

A Unesp classificou-se na sexta posição e a USP em sétima, sendo as únicas universidades latino-americanas a figurar entre as dez melhores do mundo. O ranking classifica as instituições com base em seu desempenho em pesquisas veterinárias. 

A consultoria utilizou um gráfico de 2,67 milhões de citações recebidas por 123 mil trabalhos acadêmicos desenvolvidos por 991 universidades do mundo e calculou as classificações das publicações, que foram ajustadas para datas de lançamento e adicionadas às pontuações finais.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, diz que o resultado é fruto de um trabalho sério de longa data realizado pelas duas instituições. “A avaliação mostra que o investimento em educação oferece retorno às faculdades e a qualificação profissional”, enfatiza.

Graduado em Medicina Veterinária pela Unesp Jaboticabal, Mossero lembra da importância de seus professores e do apoio recebido durante sua formação. “A educação transforma as pessoas e nos prepara para enfrentarmos os desafios da profissão. Parabenizo todas as gestões e corpo docente de ambas as faculdades”, frisa.

Qualidade do ensino

Para Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente da autarquia, o resultado mostra a qualidade das pesquisas científicas desenvolvidas nas instituições e evidencia a qualidade do ensino da Medicina Veterinária no estado de São Paulo. “A sociedade ganha com este resultado no que tange a saúde animal, pública e econômica do País”, diz.

Com projeto de aproximação junto às instituições de ensino de todo o Estado em andamento desde o final do ano passado, a Comissão Técnica de Educação visa estimular exatamente o aprimoramento dos cursos de graduação de Medicina Veterinária e uma maior a orientação dos alunos para o mercado de trabalho. “Esperamos que, em breve, outras faculdades também possam alcançar posições semelhantes com união e auxílio do Conselho”, finaliza Manhoso.

Relacionadas

imagem de várias pessoas posadas para foto reunidas em um evento sobre zootecnia.
Pessoas mobilizadas em caminhada pelas ruas da cidade, empunhando cartazes em defesa da graduação 100% presencial.
Um homem, de barba e bigode, vestido com colete preto e camisa de manga comprida xadrez, ao lado de uma mulher vestida com jaleco azul.
Várias mãos levantadas com o punho fechado dando a entender que as pessoas estão em uma manifestação.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br