Faculdades de Medicina Veterinária da Unesp e USP estão entre as dez melhores do mundo

Unesp está na 6ª posição e USP em 7ª; ranking classifica as instituições com base em seu desempenho em pesquisas veterinárias
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Adobe Stock

As faculdades de Medicina Veterinária da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade de São Paulo (USP) estão entre as dez melhores universidades de Medicina Veterinária do mundo. É o que mostra o ranking da consultoria libanesa EduRank, divulgada recentemente.

A Unesp classificou-se na sexta posição e a USP em sétima, sendo as únicas universidades latino-americanas a figurar entre as dez melhores do mundo. O ranking classifica as instituições com base em seu desempenho em pesquisas veterinárias. 

A consultoria utilizou um gráfico de 2,67 milhões de citações recebidas por 123 mil trabalhos acadêmicos desenvolvidos por 991 universidades do mundo e calculou as classificações das publicações, que foram ajustadas para datas de lançamento e adicionadas às pontuações finais.

O presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero, diz que o resultado é fruto de um trabalho sério de longa data realizado pelas duas instituições. “A avaliação mostra que o investimento em educação oferece retorno às faculdades e a qualificação profissional”, enfatiza.

Graduado em Medicina Veterinária pela Unesp Jaboticabal, Mossero lembra da importância de seus professores e do apoio recebido durante sua formação. “A educação transforma as pessoas e nos prepara para enfrentarmos os desafios da profissão. Parabenizo todas as gestões e corpo docente de ambas as faculdades”, frisa.

Qualidade do ensino

Para Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente da autarquia, o resultado mostra a qualidade das pesquisas científicas desenvolvidas nas instituições e evidencia a qualidade do ensino da Medicina Veterinária no estado de São Paulo. “A sociedade ganha com este resultado no que tange a saúde animal, pública e econômica do País”, diz.

Com projeto de aproximação junto às instituições de ensino de todo o Estado em andamento desde o final do ano passado, a Comissão Técnica de Educação visa estimular exatamente o aprimoramento dos cursos de graduação de Medicina Veterinária e uma maior a orientação dos alunos para o mercado de trabalho. “Esperamos que, em breve, outras faculdades também possam alcançar posições semelhantes com união e auxílio do Conselho”, finaliza Manhoso.

Relacionadas

A foto mostra um rapaz em frente a um notebook, apoiando em uma mesa e fazendo anotações em um papel. Ele está sentado, usa fones de ouvido e camisa verde.
Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA
Profissionais da Zona Norte posam na foto com a diretoria do CRMV-SP. O grupo com 30 pessoas está de pé e sorri para a foto. Somente um profissional está agachado. Ao fundo, banner da Sociedade dos Médicos-veterinários da Zona Norte de São Paulo e do CRMV-SP com os dizeres: Bem-vindo ao nosso evento).

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40