A fuga de uma fêmea de lobo-guará do Bosque dos Jequitibás em Campinas, a 93 quilômetros da capital paulista, fez com que o local fosse fechado por cinco dias e que uma força-tarefa fosse formada para buscar o bicho. Apesar de o animal estar foragido, o bosque foi reaberto na terça-feira (2).
A fuga aconteceu no dia 29 de janeiro, 12 horas após o animal chegar ao local. Segundo a administração do bosque, um galho caiu na jaula onde o bicho estava e serviu como rampa para o alto do recinto.
Membros da Polícia Ambiental, dos Bombeiros e veterinários fizeram um cerco ao animal. Vasculharam galerias de águas pluviais, se embrenharam no meio da mata com lançadores de dardos com anestésico e buscam numa área de 100 mil metros quadrados vestígios que possam indicar onde a loba está se escondendo.
Uma armadilha foi montada em uma das trilhas, mas ela permanece intacta. A loba deixou apenas alguns vestígios, como pegadas, buracos que indicam que ela poderia estar cavando uma toca e, em três dias, duas cotias foram encontradas mortas.
A jovem fêmea gosta de andar em vegetação baixa e se alimenta mais de frutas do que de carne. Segundo especialistas, o bicho é muito tímido e teme os humanos. Além disso, a espécie está em extinção.
Fonte: G1 (acessado em 04/02/10)