Gado em pé: CNA apresenta sugestões ao regulamento para exportação

Durante reunião realizada na quarta-feira (2), em Brasília, o presidente do Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA apresentou as considerações dos pecuaristas brasileiros ao projeto de Instrução Normativa que aprova o Regulamento Técnico para Exportação de Ruminantes Vivos. O referido projeto foi colocado em consulta pública e publicada no Diário Oficial da União do dia 25 de novembro deste ano.

Antenor considera importante a regulamentação da exportação de ruminantes vivos. No entanto, ele considera que a regulamentação não pode ser usada para restringir o comércio. “Muitos países produtores exportam animais vivos, entre eles o Canadá, o México e a Austrália e o Brasil tem um potencial muito grande nesse mercado”, afirma.

As exportações brasileiras de animais vivos representam menos de 1% do total de animais comercializados no mercado interno. “Quando os preços do boi gordo estão baixos, os frigoríficos não aceitam discutir preços e, portanto, não podem agora querer interferir no mercado. O produtor rural tem o direito de comercializar com quem lhe pagar o melhor preço, seja no mercado interno ou no externo”, finaliza Antenor Nogueira. As informações são da CNA.

Fonte: Portal DBO (acessado em 07/12/09)

Relacionadas

Imagem aproximada de uma mão de apicultor segurando uma placa de favo de mel com abelhas pequenas andando sobre a placa.
Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40