Golfinhos reproduzem sons enquanto repousam

Um estudo elaborado pelo Centro Nacional Francês de Pesquisas Científicas (CNRS), divulgado nesta terça-feira, revela que os sons que os golfinhos emitem durante a noite poderiam estar sendo produzidos durante o sonho e também reproduzindo o que foi escutado durante o dia, um fato que abre novas dúvidas sobre as faculdades intelectuais desses mamíferos.

Segundo o estudo, os golfinhos, reconhecidos por serem capaz de imitar os sons captados ao seu entorno, também são capazes de recordar esses mesmos ruídos e reproduzi-los posteriormente, em suas fases de repouso.

O estudo começou a ser desenvolvido depois que os pesquisadores observaram que alguns golfinhos de cativeiro emitiam durante a noite os mesmos sons que as baleias faziam em suas apresentações realizadas durante o dia.

Para os responsáveis pelo estudo, realizado pelo Grupo de Investigação de Etologia Animal e Humana, o surpreendente é que os golfinhos nunca emitiam estes sons durante suas atividades, somente de noite. Além de estarem sonhando, esses mamíferos poderiam estar ‘ensaiando suas próximas funções’.

Os especialistas acrescentam que as apresentações ao público são fonte de fortes emoções para os golfinhos de cativeiro, já que eles aguardam os aplausos e as outras recompensas com os quais são acariciados.

Com a apuração desse fato, os especialistas podem considerar que ‘os golfinhos revivem durante a noite as emissões vogais que associam aos mesmos, assim como os humanos emitem todo tipo de sons enquanto sonham’.

Desenvolvido ao longo de sete meses, entre 2008 e 2009, o estudo foi realizado em um parque de animais francês, com pesquisadores procedentes da Universidade de Rennes e do CNRS, e suas conclusões estão publicadas na revista Frontiers in psychology.

Fonte: Portal Exame (acessado em 01/02/2012)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br