Homeopatia Veterinária oferece maior qualidade de vida e bem-estar aos animais

Técnica trata problemas físicos e comportamentais, e quando a enfermidade não tem cura, diminui os sinais clínicos
Texto: Comunicação CRMV-SP / Foto: Pixaby

No dia 10 de abril é celebrado o Dia Mundial da Homeopatia, data que marca o nascimento do criador dessa prática, o alemão Samuel Hahnemann, em 1755. Pensando na relevância da área para a Medicina Veterinária, o CRMV-SP, por meio da Comissão de Homeopatia Veterinária, oferecerá uma série de seis encontros on-line ao longo do ano. A primeira palestra ocorrerá no dia 28/04, às 19h, cujo tema será “Homeopatia Veterinária: da Ciência à clínica”, ministrada pelo membro suplente da Comissão, Stelio Pacca Loureiro Luna. As inscrições serão abertas na segunda-feira, dia 11.

Pioneira entre as especialidades reconhecidas na Medicina Veterinária, a técnica ganha cada vez mais espaço no tratamento em animais e se caracteriza por proporcionar maior qualidade de vida e bem-estar.

Caracterizada pela sua eficácia e segurança na cura das doenças, a técnica é uma terapêutica a ser escolhida pelo profissional médico-veterinário e sua aplicação pode ser feita em cães e gatos, aves, animais selvagens e de produção.

Apesar do reconhecimento da especialidade pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) ainda há alguns mitos em torno da homeopatia, como por exemplo, o chamado efeito placebo. Para a presidente da Comissão de Homeopatia Veterinária do CRMV-SP, a médica-veterinária Talita Thomaz Nader, o uso em animais comprova a eficácia do tratamento.

“A Medicina Veterinária rompe com esse paradigma, demonstrando os efeitos claros nos animais, que não podem ser sugestionados. Atribuímos então, o efeito exclusivamente ao uso dos medicamentos homeopáticos”, afirma.

A homeopatia consegue tratar problemas físicos e comportamentais. Por trabalhar o animal como um todo, ajuda-o a adoecer menos e a viver com qualidade de vida. “Já quando a enfermidade não tem cura, diminui os sinais clínicos e amplia a sensação de bem-estar”, explica a médica-veterinária Maria do Carmo Arenales, membro da Comissão de Homeopatia Veterinária.

Benefícios

De fácil manipulação pelos tutores, os medicamentos homeopáticos têm boa aceitação pelos animais. “Quando for manipular, evite tocar por muito tempo o remédio com as mãos ou você poderá neutralizá-lo”, ensina Maria do Carmo Arenales.

Além de não ter efeito colateral, a Homeopatia não danifica outros órgãos, não causa alergias ou outros tipos de problemas. “Os medicamentos homeopáticos também são relativamente mais baratos, pela sua duração e efeito, conseguindo ser vendidos a preços mais acessíveis”, afirma a médica-veterinária.

Tanto os produtores quanto os consumidores clamam por produtos livres de resíduos tóxicos no tratamento dos animais e em seus produtos derivados. “A Homeopatia surge como uma boa alternativa”, diz Maria do Carmo.

Crescimento e expansão

De acordo com a presidente da Comissão de Homeopatia Veterinária, a área vem crescendo principalmente porque a sociedade está cada vez mais aberta às novas terapias. Para Talita, é notável o surgimento de uma demanda cada vez maior por profissionais “até por parte da indústria homeopática que produz esses medicamentos para uso veterinário, gerando novas possibilidades de trabalho no desenvolvimento de produtos e também na área comercial”.

Atualmente há linhas de produtos homeopáticos específicos para animais de companhia e de de produção, direcionados para determinadas condições de saúde ou patologias desafiadoras. “A Homeopatia Veterinária é uma área muito bem estabelecida no mercado e com perspectivas de crescimento, com matéria-prima de qualidade e preço justo, e do ponto de vista farmacológico, com ação extremamente satisfatória”, finaliza Talita.

Foto: Adobe Stock