Hospital Veterinário da USP é um exemplo de dedicação

Por fora, o enorme complexo parece um bom hospital convencional. Porém, trata-se do Hospital Veterinário da USP, que em 2011 completará trinta anos de existência. Nos corredores pintados de verde claro, médicos de jaleco e funcionários uniformizados andam apressados. Placas indicam setores de “dermatologia”, “cardiologia”, “cirurgia” e “odontologia”, e os rostos das pessoas nas salas de espera transparecem preocupação e ansiedade por notícias, como costuma ocorrer em hospitais “de gente”. Mas, de vez em quando, um latido ou mugido vindo de uma das salas de atendimento faz lembrar que os pacientes que ali estão são animais.

O hospital atende animais de todo tipo: vacas, cavalos, porcos, ovelhas, passarinhos, roedores, gatos e cães, totalizando 45 mil atendimentos por ano. Enquanto os pets de pequeno porte são geralmente de moradores do entorno da USP, muitos dos grandes chegam ali vindos de sítios, fazendas e hípicas do interior. Em alguns casos, de outros Estados.

A procura tão grande pelo hospital tem uma explicação óbvia: ele é ótimo. Reunindo os serviços de cinco departamentos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP, o objetivo do hospital é atender casos de interesse didático e científico. Na prática, isso significa que o hospital conta com profissionais qualificados, professores e estudantes da USP, e que os equipamentos são de primeira linha, adquiridos por meio de programas de incentivo à pesquisa. “Apenas com os recursos do hospital, não poderíamos ter equipamentos tão modernos”, explica o diretor do hospital, Luís Cláudio Lopes Correia da Silva.

Além de bons equipamentos, a equipe do hospital oferece um atendimento atencioso. “O pessoal é super dedicado conosco e com o animal”, diz a tradutora Alorice Oliveira. Ela conta que há poucos dias teve uma crise de choro ao no hospital se dar conta que sua cadela Tina, de 13 anos, já franzina em virtude da idade e de uma diabetes, está em seus últimos dias. “Em pouco tempo, diversas enfermeiras vieram me consolar”, conta.

A equipe também guarda boas histórias. Há médicos de pacientes obesos que ligam para Luis Cláudio querendo saber se a máquina de tomografia dali é maior que o convencional, para que seus pacientes possam realizar o exame com mais conforto. Ele explica que a máquina usada ali veio do hospital (humano) da USP e possui o tamanho padrão.

Para conseguir cada vez mais finais felizes para os animais, o hospital passa por aprimoramentos estruturais. Em breve, haverá uma esteira de grande porte para examinar equinos e bovinos. Outra novidade é que no próximo ano, o agendamento de consultas para pets com problemas simples passará a ser por telefone, agilizando assim a triagem dos novos casos. “O hospital é ótimo, mais ainda temos muito trabalho pela frente”, diz o diretor, em voz baixa. A precaução é justificada, pois uma vez Luis Cláudio fez este comentário a um colega na sala de espera e uma senhora que aguardava o atendimento de seu cão no local ficou revoltada, apontou o dedo para o rosto do diretor e disse “Não senhor! Esse hospital já é ótimo!”

Fonte: Época SP (acessado em 18/11/10)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40