II Seminário Estadual no Rio de Janeiro debate Educação em Medicina Veterinária

Evento reuniu mais de 50 representantes de instituições de ensino e teve participação do CRMV-SP
Texto: CRMV-RJ com adaptações / Foto: CRMV-RJ

O II Seminário Estadual, promovido pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ) no último dia 30/06, no Centro do Rio de Janeiro, debateu a Educação em Medicina Veterinária. O evento recebeu mais de 50 participantes, entre dirigentes, coordenadores e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, além de presidentes das Comissões Estaduais de Educação da Medicina Veterinária dos CRMVs da região Sudeste e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

O secretário geral do CRMV-RJ e presidente da Comissão Estadual de Educação da Medicina Veterinária, Paulo César Amaral Ribeiro da Silva – que é professor da Faculdade de Veterinária, Departamento de Patologia e Clínica Veterinária da Universidade Federal Fluminense, abriu o evento e falou sobre a importância de discutir as novas Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária, que deverão ser implantadas até agosto deste ano.

“O evento vem a partir de uma programação de atividades que acabaram sendo interrompidas pela pandemia. Em 2009 foram publicadas as novas Diretrizes Curriculares da Medicina Veterinária. Naquela época, o primeiro seminário foi uma provocação para que as entendêssemos. Ao longo desse tempo elas estão sendo implementadas, estudadas e agora estamos em fase de estabelecer a nova grade curricular, o que demanda mudanças de comportamento, de visão, na forma de ensinar, e, principalmente, na estrutura pedagógica”, declarou da Silva.

No período da manhã, o médico-veterinário Rafael Gianella Mondadori, que é professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel); e o médico-veterinário André Vianna Martins, coordenador do Curso de Graduação em Medicina Veterinária do Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso) e membro da Comissão da Educação do CRMV-RJ, abordaram os temas “DCN: Uma reflexão sobre o sistema educacional e o mundo do trabalho – ensino por competências” e “Curricularização da extensão”, respectivamente.

Já no período da tarde, foi montada uma mesa redonda com membros das Comissões de Educação do Sistema CFMV/CRMVs, com o tema “Novas diretrizes curriculares: experiências e desafios”, momento em que os presentes puderam expor suas opiniões e tirar dúvidas; seguido da palavra aberta aos coordenadores e membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE).

Sistema CFMV/CRMVs atuante

Professora da UFRRJ, Miliane Moreira Soares de Souza, membro da Comissão Nacional de Educação da Medicina Veterinária (CNEMV/CFMV), destacou que espaços com os disponibilizados pelo Seminário de Educação são necessários. “Desta forma podemos agregar ideias e catalisar as mudanças necessárias para que a implementação das diretrizes curriculares sejam feitas dentro dos currículos e dos projetos pedagógicos dos cursos da Medicina Veterinária”, explicou.  

O presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP, Fábio Manhoso, esteve presente e parabenizou o Regional do Rio de Janeiro pelo importante evento, trazendo o debate do ensino, reunindo coordenadores e professores, e abrindo as portas às instituições de ensino.

 “O Conselho tem que estar próximo a essas instituições de ensino e ofertar ajuda. Não temos gerência sobre o ensino, mas nós temos a obrigação de participar. Essa a aproximação é um fator primordial para que Conselho de classe e instituições de ensino possam estreitar os seus laços e, consequentemente, possamos colaborar na melhora do ensino. Participamos levando também nossa ideia enquanto Comissão de Educação do CRMV-SP e apresentamos o projeto Melhor Escolha que estamos desenvolvendo no Estado”, declarou Manhoso.

II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária

titulo da imagem aqui

Imagem mostra auditório com plateia sentada, duas mesas a frente com autoridades e um telão projetando a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária, composta pela foto do Pão de Açúcar, o mapa do Rio de Janeiro e a logomarca do CRMV-RJ.Imagem mostra auditório com plateia sentada, duas mesas a frente com autoridades e um telão projetando a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária, composta pela foto do Pão de Açúcar, o mapa do Rio de Janeiro e a logomarca do CRMV-RJ.

Promovida pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio de Janeiro (CRMV-RJ), a segunda edição do Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária reuniu mais de 50 participantes, entre dirigentes, coordenadores e professores de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas, além de presidentes das Comissões Estaduais de Educação da Medicina Veterinária dos CRMVs da região Sudeste e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, e Rafael Gianella Mondadori, professor na Universidade Federal de Pelotas aparecem sentados atrás de uma mesa preta.Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, e Rafael Gianella Mondadori, professor na Universidade Federal de Pelotas aparecem sentados atrás de uma mesa preta.

Entre os palestrantes do evento, da esquerda para a direita, o médico-veterinário Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, e o médico-veterinário Rafael Gianella Mondadori, professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, está ao microfone em frente ao telão em que está projetado a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação, composta pela imagem do Pão de Açúcar, a logomarca do CRMV-RJ e o mapa do Rio de Janeiro.Fábio Manhoso, presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, está ao microfone em frente ao telão em que está projetado a arte conceito do II Seminário Estadual de Educação, composta pela imagem do Pão de Açúcar, a logomarca do CRMV-RJ e o mapa do Rio de Janeiro.

Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso esteve presente e parabenizou o Regional do Rio de Janeiro pelo importante evento, que debateu o ensino; reuniu coordenadores e professores; e abriu as portas às instituições de ensino.

Presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP apresenta ao microfone o projeto Melhor Escolha do CRMV-SP. No telão atrás dele está o slide tratando das ações de São Paulo na área da Educação.Presidente da Comissão Técnica de Educação do CRMV-SP apresenta ao microfone o projeto Melhor Escolha do CRMV-SP. No telão atrás dele está o slide tratando das ações de São Paulo na área da Educação.

Presidente da Comissão Técnica de Educação e vice-presidente do CRMV-SP, Fábio Manhoso apresentou aos participantes do II Seminário Estadual de Educação em Medicina Veterinária do CRMV-RJ o trabalho desenvolvido em São Paulo, com destaque para o projeto “Melhor Escolha”, que visa orientar estudantes que pretendem ingressar na graduação.

titulo da imagem aqui

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter

Relacionadas

CRMV-SP Orienta: agenda aberta com novas datas em maio para palestras de liberação da cédula profissional nos dias 15 de maio às 9 horas e às 11 horas, e dia 27 de maio às 9 horas e às 14 horas.
Campanha Juntos pelo Rio Grande do Sul
06.05_Premios_CFMV_MATERIA
Em um cenário de enchente na cidade de Santa Maria, um cachorro pastor alemão é resgatado por dois homens

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40