Indicações de médicos-veterinários militares para concorrer à Comenda Muniz de Aragão seguem até 28 de fevereiro

Comunicação CRMV-SP (com informações do CFMV)
Foto: CFMV

Os médicos-veterinários que prestaram relevantes serviços à Medicina Veterinária Militar Brasileira e ao fortalecimento da Veterinária Militar serão homenageados anualmente pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), com a Comenda Muniz de Aragão.

As indicações ao prêmio, em caso de profissionais do Estado de São Paulo, podem ser feitas ao CRMV-SP, por meio do envio de um memorial e/ou currículo do profissional, além de documentos que comprovem o merecimento, para o e-mail gabinete@crmvsp.gov.br.

Os indicados serão avaliados por uma comissão composta por três conselheiros federais e o relatório conclusivo será avaliado pelo plenário do CFMV.

Comenda Muniz de Aragão

Instituída em 26/09/19, por meio de publicação no Diário Oficial da União, pelo CFMV, a homenagem faz referência a João Muniz Barreto de Aragão (1874-1922), tenente-coronel médico do Exército Brasileiro, que desenvolveu trabalho relevante no combate a zoonoses, em especial, ao mormo.

O tenente-coronel também criou e dirigiu o Serviço de Defesa Sanitária Animal, embrião que viria a ser o Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura. Patrono da Medicina Veterinária Militar, Muniz de Aragão empenhou-se pela estruturação do ensino da Medicina Veterinária no Brasil e foi diretor da Escola de Veterinária do Exército.

Relevância nas Forças Armadas

A ideia da comenda foi do presidente do CFMV, Francisco Cavalcanti de Almeida, durante o I Seminário Acadêmico Muniz de Aragão de Medicina Veterinária Militar, na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ), em junho último, onde foram apresentadas palestras e debates destacando a relevância de médicos-veterinários nas Forças Armadas, em especial, no Exército.

A comenda será entregue aos homenageados sempre no dia 17 de junho, Dia da Medicina Veterinária Militar Brasileira. Serão elegíveis profissionais das Forças Armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica) ou das Polícias Militares dos estados e do Distrito Federal.

Apoio unânime

A criação da comenda foi apoiada, unanimemente, pelos participantes da 328ª Reunião Plenária Ordinária do CFMV, realizada em Brasília, nos dias 16 e 17 de setembro.

As indicações ao prêmio seguem até o dia 28 de fevereiro do ano de outorga da comenda e podem ser efetuadas pelas diretorias dos conselhos regionais ou do federal, seus membros titulares ou suplentes, de forma individual, ou pelas próprias instituições militares.

Na foto, um homem idoso, de cabelos brancos e curtos, que usa óculos e veste terno e gravata. Ele sorri para a foto. Este é o Dr. Francisco Cavalcanti de Almeida.
A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
24.04.2024_post_política_de_redes_sociais_MATÉRIA