Indústria de graxarias busca reconhecimento

A profissionalização da cadeia de produção da carne e subprodutos de origem animal começa aos poucos a atingir novos elos da cadeia de processamento de proteínas animais. O processo, iniciado há uma década, ganha força rapidamente. O setor de graxaria é um exemplo dessa transformação e o 10º Congresso Internacional das Graxarias promovido pelo Sindicato Nacional dos Coletores e Beneficiadores de Sub Produtos de Origem Animal (Sincobesp), que será encerrado hoje (31), em São Paulo (SP), confirma essa realidade.

Durante o evento, a opinião comum entre os especialistas da área é de que a indústria precisa rapidamente se modernizar e a nova nomenclatura de fabricantes de farinhas e gorduras animais é o primeiro passo.

O presidente do Sincobesp, Gustavo Razzo Neto, baseou-se nos relatos dos representantes dos países e regiões desenvolvidas e na melhoria da imagem da atividade no Brasil para cobrar das autoridades governamentais brasileiras mais incentivo ao beneficiamento de graxarias no País.

“Realizamos um trabalho que por décadas foi discriminado devido à falta de informação correta. Os críticos achavam que trabalhávamos com um tipo de produto inferior, denegrindo nossa atividade. Hoje já vemos um certo reconhecimento com o princípio do nosso trabalho, que é de utilizar as sobras dos animais que vão para abate. Uma ação que, além da reciclagem, promove o cuidado com o meio ambiente. Só precisamos agora do reconhecimento do governo, que não oferece benefícios a essa atividade”, alerta Razzo Neto.

Atividade em pleno crescimento no País, a coleta e beneficiamento de subprodutos de origem animal movimenta cerca de R$ 4 bilhões por ano no Brasil.

Fonte: Agrolink (acessado em 31/03/11)

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40