Inscrições abertas para o 7º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo

Evento on-line acontecerá nos dias 07 e 09 de maio e terá como tema principal o conceito de ESG
Texto e foto: Comunicação CRMV-SP

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP), por meio de sua Comissão Técnica de Zootecnia e Ensino, abre as inscrições 7º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo. Com o tema “O Zootecnista e as questões de ESG”, o evento será on-line nos dias 07 e 09 de maio, das 11h às 12h. O conceito de ESG – Ambiental, Social e Governança – trata dos padrões e boas práticas sociais, de sustentabilidade e de gestão, e tem sido foco de atenção das empresas e investidores.

Para Silvia Robles Reis Duarte, que integra a Comissão e fará a palestra “Como os mercados e a atuação profissional é impactada pelo conceito de ESG?”, no dia 09/05, o tema destaca a necessidade de as empresas considerarem não apenas o lucro, mas também o impacto ambiental e social que causam, assim como as práticas de governança corporativa. “Os zootecnistas acabam sendo essenciais nesse contexto, pois ajudam a implementar práticas agrícolas sustentáveis e éticas, que estão alinhadas com princípios ESG, como, por exemplo, o bem-estar animal, promovendo uma produção responsável e consciente do ambiente a sua volta”, destaca.

Segundo Paulo Marcelo Tavares Ribeiro, que também é membro da Comissão e que será o palestrante do dia 07/05 com o tema “O conceito de ESG na oportunização da atuação do Zootecnista”, o atual mercado de consumo e investimentos em empresas vai além de lucros e receitas, ou qualidade de atendimento e entrega.

“Investidores e consumidores estão à procura de empresas que também possuam boas práticas de sustentabilidade, governança e relações sociais. Este é um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas, com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral. O sistema busca o equilíbrio entre os interesses de todas as partes, contribuindo positivamente para a sociedade e para o meio ambiente”, ressalta Ribeiro.

O presidente da Comissão, Celso da Costa Carrer, salienta que o tema da produção sustentável de alimentos não poderia ser mais atual e presente. “Estamos caminhando para sermos quase 10 bilhões de indivíduos no planeta, ao mesmo tempo que aumentamos o nosso poder de consumo. Estima-se que até 2050 teremos que aumentar a produção de proteínas animais em pelo menos 50%, sem destruirmos o planeta, enquanto lidamos com as mudanças climáticas e as rupturas causadas por elas. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da ONU, vêm ao encontro desse enorme desafio. E eles devem e estão sendo refletidos cada vez mais na vida dos consumidores, profissionais, das empresas e de nações inteiras. Nesse contexto, os zootecnistas possuem um papel importantíssimo para tornar alguns dos mais fundamentais ODSs possíveis.”

ESG e novas oportunidades

Ribeiro afirma que a pauta do meio ambiente já se faz presente no dia a dia do zootecnista que, através de novas técnicas produtivas, busca a melhor eficiência com sustentabilidade. Ainda assim, um novo mercado de atuação abriu-se ao zootecnista. “Os profissionais que conseguirem implantar sistemas focados em boas práticas de ESG, além da participação em conselhos de administração de empresas, terão cada vez mais espaço”, destaca.

Organizações e profissionais cada vez mais estão sendo exigidos no sentido de uma gestão mais transparente e eficiente de suas atividades, com boas práticas corporativas que validam a sua imagem e reputação junto à sociedade. “Por isso, o profissional precisa estar atento para o impacto social de sua atividade, na busca de uma sociedade mais ética e justa”, salienta o membro da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP.

Dia do zootecnista celebra importância do profissional

No dia 13 de maio é comemorado o Dia do Zootecnista, pois há 58 anos, em Uruguaiana-RS, era criado o primeiro curso de Zootecnia do País. O 7o Encontro dos Zootecnistas do Estado de São Paulo tem como meta contribuir com a discussão desta importante temática para todos os profissionais e estudantes. “Fica o convite para todos se inscreverem e participarem conosco, valendo-se da presença de palestrantes brilhantes”, declara o presidente da Comissão de Zootecnia e Ensino do CRMV-SP.

Para Silvia, o Dia do Zootecnista destaca o quanto os profissionais são imprescindíveis na gestão sustentável da produção animal, garantindo bem-estar, eficiência e também qualidade na pecuária de maneira geral. “Nós zootecnistas acabamos desempenhando papel vital na promoção das práticas agrícolas responsáveis e também em relação à segurança alimentar. Então celebrar o Dia do Zootecnista é de extrema importância para reconhecer esses profissionais tão importantes para o desenvolvimento do nosso País.”

Evento: 7º Encontro de Zootecnistas do Estado de São Paulo: O Zootecnista e as questões de ESG
Data:
07 e 09 de maio de 2024 (terça e quinta-feira)
Horário: das 11h às 12h
Local: on-line
Público-alvo: Zootecnistas, Médicos Veterinários, estudantes de Zootecnia e de Medicina Veterinária

Palestras:

Dia 07/05: “O conceito de ESG na oportunização da atuação do Zootecnista”
Painelista convidado: Paulo Marcelo Tavares Ribeiro
Moderadora: Célia Regina Orlandelli Carrer (integrante da Comissão)
Inscreva-se: https://crmvsp.gov.br/agenda/7o-encontro-de-zootecnistas-do-estado-de-sao-paulo-o-zootecnista-e-as-questoes-de-esg/

Dia 09/05: “Como os mercados e a atuação profissional é impactada pelo conceito de ESG?”
Painelista convidado: Silvia Robles Reis Duarte
Moderadora: Thalita Oliveira Cucki (integrante da Comissão)
Inscreva-se: https://crmvsp.gov.br/agenda/7o-encontro-de-zootecnistas-do-estado-de-sao-paulo-o-zootecnista-e-as-questoes-de-esg-2/

Relacionadas

Participantes, homens e mulheres do evento, posam para a foto, lado a lado, no palco do auditório.
27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA
MATÉRIA_IMAGEM_FREEPIK
Foto: Arquivo pessoal/ Fábio Manhoso

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40