Inscrições on-line: veja como solicitar o primeiro registro profissional no CRMV-SP

Médicos-veterinários e zootecnistas poderão fazer todo o processo de forma digital pela Solução Integrada de Gestão (SIG)
Texto e foto: Divulgação CRMV-SP

Realizar o registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e obter a cédula de identidade profissional é o primeiro passo para atuar como médico-veterinário ou zootecnista no estado de São Paulo. Para modernizar e agilizar o procedimento, o Regional, seguindo as diretrizes da Resolução CFMV nº 1.475/2022, disponibilizou aos novos profissionais a solicitação do primeiro registro¸ bem como o envio de documentações e a geração de boleto com as taxas, de forma digital.

Com o novo serviço, não há mais a necessidade de agendar atendimento presencial para apresentação dos documentos originais. O profissional poderá requerer a inscrição de qualquer lugar, basta acessar a plataforma de Serviços On-line, a SIG CRMV-SP, de qualquer dispositivo eletrônico com acesso a internet, e seguir as orientações indicadas.

“Agora todos os documentos podem ser anexados via sistema, inclusive foto. Após a aprovação da inscrição e o cadastro de login e senha pelo profissional em Primeiro Acesso, ele estará habilitado para fazer consultas, atualização de dados, emissão de certidões, renovações de anotação de responsabilidade, entre outros serviços”, explica a coordenadora de Atendimento e Registro, Geni Silva.

A nova ferramenta veio para facilitar o processo de inscrição, com atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O CRMV-SP tem trabalhado para oferecer serviços com praticidade, agilidade, segurança e que agreguem valor às profissões, tanto de médico-veterinário quanto de zootecnista”, enfatiza Geni.

Tenha em mãos

De acordo com Geni Silva, o aprimoramento do processo de inscrição, também visa adequar o sistema para a emissão da cédula digital, que em breve será disponibilizada aos novos profissionais por meio do aplicativo do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).

Para solicitar a inscrição, o profissional deverá ter em mãos os seguintes documentos:

– diploma ou certificado/declaração de conclusão de curso;

– documento de identificação dotado de fé pública. Ex: RG, passaporte;

– comprovante de situação cadastral no CPF (pode ser obtida no site da Receita Federal);

– comprovante de quitação com o serviço militar (obrigatório para o sexo masculino, com idade inferior a 46 anos);

– fotografia recente tamanho 3×4 capturada eletronicamente, com fundo branco, destaque no rosto inteiro, com visão frontal e olhos abertos (veja mais orientações abaixo na Carta de Serviços);

– assinatura manual digitalizada, em folha branca (a parte), de frente, na horizontal, centralizada e enquadrada, sem manchas ou marcas;

Após o preenchimento das informações e envio dos documentos, será possível gerar boleto de pagamento das taxas de inscrição, emissão da cédula e anuidade. O pré-cadastro somente será efetivado após a confirmação do pagamento.

O pré-cadastro para primeiro registro profissional poderá ser feito pela SIG CRMV-SP, clicando no botão “Pré-cadastro” no link: https://crmv-sp.implanta.net.br/servicosonline/.

E-mail atualizado

Após o preenchimento da solicitação de pré-cadastro pela SIG CRMV-SP, os documentos e informações enviadas serão avaliados para, posteriormente, o registro profissional ser efetivamente homologado.

Em caso de necessidade de complementação ou troca de documentos enviados, assim como qualquer pendência para a efetivação do registro, as interações, explica Maria Aparecida Fernandes de Araújo, chefe de Atendimento do Regional, serão feitas via e-mail cadastrado pelo profissional durante a solicitação na SIG CRMV-SP.

Por isso, é necessária atenção na grafia do endereço eletrônico para que a comunicação não seja prejudicada. “Além disso, alguns e-mails podem cair no Spam ou lixo eletrônico. Por isso, é importante checar não só a caixa de entrada, mas também as demais para se certificar do recebimento do e-mail”, alerta.

SCC_4075
05.01_RENOVAÇÃO_DE_ART_TWITTER
IMG_0118
Na imagem aparece uma mesa de trabalho com papéis, celular e um computador que está sendo manuseado por uma mulher de roupa branca, que aparece apenas parcialmente.