Realizar o registro junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e obter a cédula de identidade profissional é o primeiro passo para atuar como médico-veterinário ou zootecnista no estado de São Paulo. Para modernizar e agilizar o procedimento, o Regional, seguindo as diretrizes da Resolução CFMV nº 1.475/2022, disponibilizou aos novos profissionais a solicitação do primeiro registro¸ bem como o envio de documentações e a geração de boleto com as taxas, de forma digital.
Com o novo serviço, não há mais a necessidade de agendar atendimento presencial para apresentação dos documentos originais. O profissional poderá requerer a inscrição de qualquer lugar, basta acessar a plataforma de Serviços On-line, a SIG CRMV-SP, de qualquer dispositivo eletrônico com acesso a internet, e seguir as orientações indicadas.
“Agora todos os documentos podem ser anexados via sistema, inclusive foto. Após a aprovação da inscrição e o cadastro de login e senha pelo profissional em Primeiro Acesso, ele estará habilitado para fazer consultas, atualização de dados, emissão de certidões, renovações de anotação de responsabilidade, entre outros serviços”, explica a coordenadora de Atendimento e Registro, Geni Silva.
A nova ferramenta veio para facilitar o processo de inscrição, com atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). “O CRMV-SP tem trabalhado para oferecer serviços com praticidade, agilidade, segurança e que agreguem valor às profissões, tanto de médico-veterinário quanto de zootecnista”, enfatiza Geni.
Tenha em mãos
De acordo com Geni Silva, o aprimoramento do processo de inscrição, também visa adequar o sistema para a emissão da cédula digital, que em breve será disponibilizada aos novos profissionais por meio do aplicativo do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV).
Para solicitar a inscrição, o profissional deverá ter em mãos os seguintes documentos:
– diploma ou certificado/declaração de conclusão de curso;
– documento de identificação dotado de fé pública. Ex: RG, passaporte;
– comprovante de situação cadastral no CPF (pode ser obtida no site da Receita Federal);
– comprovante de quitação com o serviço militar (obrigatório para o sexo masculino, com idade inferior a 46 anos);
– fotografia recente tamanho 3×4 capturada eletronicamente, com fundo branco, destaque no rosto inteiro, com visão frontal e olhos abertos (veja mais orientações abaixo na Carta de Serviços);
– assinatura manual digitalizada, em folha branca (a parte), de frente, na horizontal, centralizada e enquadrada, sem manchas ou marcas;
Após o preenchimento das informações e envio dos documentos, será possível gerar boleto de pagamento das taxas de inscrição, emissão da cédula e anuidade. O pré-cadastro somente será efetivado após a confirmação do pagamento.
O pré-cadastro para primeiro registro profissional poderá ser feito pela SIG CRMV-SP, clicando no botão “Pré-cadastro” no link: https://crmv-sp.implanta.net.br/servicosonline/.
E-mail atualizado
Após o preenchimento da solicitação de pré-cadastro pela SIG CRMV-SP, os documentos e informações enviadas serão avaliados para, posteriormente, o registro profissional ser efetivamente homologado.
Em caso de necessidade de complementação ou troca de documentos enviados, assim como qualquer pendência para a efetivação do registro, as interações, explica Maria Aparecida Fernandes de Araújo, chefe de Atendimento do Regional, serão feitas via e-mail cadastrado pelo profissional durante a solicitação na SIG CRMV-SP.
Por isso, é necessária atenção na grafia do endereço eletrônico para que a comunicação não seja prejudicada. “Além disso, alguns e-mails podem cair no Spam ou lixo eletrônico. Por isso, é importante checar não só a caixa de entrada, mas também as demais para se certificar do recebimento do e-mail”, alerta.