Inverno exige cuidados extras com os pets

Médicos-veterinários dão dicas para manter os animais saudáveis durante os dias frios
Texto: Apex / Comunicação CRMV-SP
Fotos: Pixabay

Começa o inverno e com ele vem a necessidade de proteger os pets do tempo frio é fundamental para mantê-los saudáveis durante toda a estação, que, no Brasil, costuma ter consideráveis oscilações de temperatura.

“Cães e gatos têm habilidades fantásticas em se adaptarem às condições adversas, o que os têm mantido fortes e saudáveis por milhares de anos, em diversos climas e culturas pelo planeta”, relata o médico-veterinário Carlos Augusto Donini, presidente da Comissão Técnica de Políticas Públicas do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Donini ressalta que essa característica deve-se à fisiologia e ao comportamento desses animais. A resistência está intimamente ligada à herança genética, que leva em consideração raça, antepassados e cruzamentos. “Há mecanismos biológicos automáticos muito eficazes para regular as temperaturas no frio e no calor ambiente. Envolvem hormônios, coração, respiração, rins, fígado e o comportamento”, explica.

Doenças oportunistas

A capacidade de adaptação também pode variar de acordo com o tamanho e as condições do organismo do animal. “A condição de frio atuará fora da faixa de conforto térmico, exigindo do organismo os sistemas de regulação que, se incapazes ou insuficientes, determinarão distúrbios ou facilitarão as doenças infecciosas oportunistas”, alerta Donini.

Portanto, os filhotes, idosos, cardiopatas, renais e subnutridos estarão predispostos à pneumonias, insuficiência cardiorrespiratória e renal. É preciso maior atenção às tosses, inapetência (falta de apetite), depressão e disúria (urina alterada).

Ambientes aquecidos

O médico-veterinário Thomas Faria Marzano, presidente da Comissão Técnica de Clínicos de Pequenos Animais do CRMV-SP, aconselha manter os animais em um ambiente mais aquecido, onde não entre muita friagem. “E evite sair com o animal em horários mais frios, principalmente, à noite ou começo da manhã”, indica.

Donini salienta que roupas não estão entre as necessidades dos animais. Ele recomenda aos tutores que coloquem nos animais apenas quando a temperatura estiver abaixo dos 18ºC. Já Marzano lembra que elas podem ser úteis nos passeios com o animal, especialmente, para proteger do vento. E alerta para a importância do cuidado higiênico com roupas e mantas para evitar feridas e outros problemas dermatológicos e sanitários.

Camas e colchões devem ser expostos diariamente à luz solar e higienizados com produtos neutros, desinfetantes e detergentes sem perfume

Foto: Pexels
Cães filhotes branco, champagne, caramelo e marrom com focinho preto, dormem amontoados e encostados uns aos outros. Parecem ter poucos dias de vida.
Cão e gatos juntos embaixo de uma coberta em uma sala.
Imagem mostra médica-veterinária com cachorro em cima de mesa impermeável. Ambos estão sorrindo.