O IBGE divulgou ontem (31/03) o volume de leite recebido pelos estabelecimentos sob inspeção federal na Pesquisa Trimestral do Leite. Com isso, em 2010, a produção de leite inspecionada cresceu 7% em relação a 2009, totalizando 20,966 bilhões de litros, bem maior que a variação desse volume de 2008 para 2009, quando o valor anotado foi de 1,6%.
“É um incremento significativo do volume de leite inspecionado. Porém, infelizmente cerca de 30% da produção de leite do País ainda é consumido sem inspeção federal. O leite sem tratamento térmico e os produtos que não passam pelo controle da indústria e do Ministério da Agricultura podem trazer riscos à saúde da população”, afirma o presidente da Associação Leite Brasil, Jorge Rubez.
Segundo ele, os números indicam que o consumo per capita de leite e derivados alcançou pouco mais de 161 litros por ano, o que ainda está longe dos 200 litros recomendados pelo Ministério da Saúde brasileiro.
Histórico
Segundo o IBGE, desde 1997, quando a Pesquisa Trimestral do Leite foi implantada, a aquisição de leite inspecionado cresce ano a ano. Minas Gerais foi o principal Estado em aquisição de leite, com 26% do total captado nacionalmente. Rio Grande do Sul vem na segunda posição, com 14,3%. Participaram da pesquisa 2.013 estabelecimentos.
Clique aqui
Fonte: Associação Leite Brasil