Leite: projeto define critérios para teste de brucelose

O Ministério da Agricultura colocou em consulta pública a proposta de instrução normativa que define os requisitos e critérios para a realização de diagnóstico sorológico de brucelose, por meio do método denominado Teste de Polarização Fluorescente (FPA). O projeto ficará disponível para consulta por 30 dias no site do Ministério da Agricultura, para receber sugestões de órgãos públicos, entidades ou pessoas interessadas.

O exame permite calcular em poucos minutos a quantidade de anticorpos presente nas amostras de soro ou leite. Segundo o Ministério da Agricultura, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) indica o teste tanto para o trânsito internacional de animais quanto para diagnóstico de rotina nos países, devido a sua qualidade. O governo já aprovou o teste, mas aguarda resultado da consulta pública para a regulamentação.

A chefe da Divisão de Brucelose e Tuberculose, Gabriela Bicca da Silveira, explica que uma das bases do programa e do teste é o sacrifício dos animais afetados pelas doenças para o rígido controle do processo de diagnóstico. A fim de evitar a destinação inadequada de animais reagentes, além da exigência de credenciamento de laboratório para a realização do exame, é necessária a participação de médico veterinário habilitado, profissional que responde pelas ações a campo, como a colheita e envio de material para o laboratório, disse ela.

Fonte: Globo Rural.

Relacionadas

Imagem de mulher sorridente segurando telefone ao lado dos dizeres: Semana do Zootecnista. Inscreva-se.
homem careca de cavanhaque usando jaleco branco e escrevendo em uma pasta, dentro de um curral.
mão colocando envelope rosa dentro de uma urna de votação de papelão.
01.04.2025_Regularização_dos_Estabelecimentos_Veterinários_Freepik

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40