Leite: projeto define critérios para teste de brucelose

O Ministério da Agricultura colocou em consulta pública a proposta de instrução normativa que define os requisitos e critérios para a realização de diagnóstico sorológico de brucelose, por meio do método denominado Teste de Polarização Fluorescente (FPA). O projeto ficará disponível para consulta por 30 dias no site do Ministério da Agricultura, para receber sugestões de órgãos públicos, entidades ou pessoas interessadas.

O exame permite calcular em poucos minutos a quantidade de anticorpos presente nas amostras de soro ou leite. Segundo o Ministério da Agricultura, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) indica o teste tanto para o trânsito internacional de animais quanto para diagnóstico de rotina nos países, devido a sua qualidade. O governo já aprovou o teste, mas aguarda resultado da consulta pública para a regulamentação.

A chefe da Divisão de Brucelose e Tuberculose, Gabriela Bicca da Silveira, explica que uma das bases do programa e do teste é o sacrifício dos animais afetados pelas doenças para o rígido controle do processo de diagnóstico. A fim de evitar a destinação inadequada de animais reagentes, além da exigência de credenciamento de laboratório para a realização do exame, é necessária a participação de médico veterinário habilitado, profissional que responde pelas ações a campo, como a colheita e envio de material para o laboratório, disse ela.

Fonte: Globo Rural.

27.06_Laçamento_guia_zootecnista_MATERIA
IMG_5634
Profissionais da Zona Norte posam na foto com a diretoria do CRMV-SP. O grupo com 30 pessoas está de pé e sorri para a foto. Somente um profissional está agachado. Ao fundo, banner da Sociedade dos Médicos-veterinários da Zona Norte de São Paulo e do CRMV-SP com os dizeres: Bem-vindo ao nosso evento).
Na foto, da direita para a esquerda: o presidente do CRMV-SP, Odemilson Donizete Mossero; o representante regional de Sorocaba do CRMV-SP, Renato Murta; o secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Muraro Derrite; e o diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter 7 – Sorocaba), Wilson Negrão.