No dia 1º de setembro, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) promoveu a 8ª edição da Solenidade de Homenagem às Mulheres de Destaque, reconhecendo 70 profissionais que se destacam em diferentes áreas e contribuem para o desenvolvimento do Estado. Entre as homenageadas, estavam a presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária de São Paulo (CRMV-SP), Daniela Pontes Chiebao, e a presidente do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), Ana Elisa Almeida, que receberam a condecoração pelo trabalho realizado na liderança da Medicina Veterinária.
O deputado estadual Alex Madureira, idealizador do evento, afirmou que a solenidade representa uma oportunidade de valorizar mulheres que transformam a sociedade e inspiram outras a trilharem jornadas de conquistas. “Este é um justo reconhecimento à força, à competência e à dedicação daquelas que constroem uma São Paulo melhor todos os dias. Para esta Casa do Povo, é uma honra celebrar trajetórias marcadas pelo êxito e pela resiliência”, declarou.
Daniela Pontes Chiebao foi homenageada pelo trabalho realizado à frente do CRMV-SP desde 2023, quando se tornou a primeira mulher a presidir a autarquia em mais de 55 anos de história. Além da atuação institucional, a médica-veterinária também se destaca como pesquisadora do Instituto Biológico de São Paulo, onde desenvolve atividades voltadas à saúde animal e à produção científica.
“Recebo esta homenagem com muita gratidão e alegria. Represento aqui toda a classe e, em especial, as médicas-veterinárias que realizam trabalhos extraordinários. Esse reconhecimento é resultado de um esforço coletivo, em que muitas de nós caminhamos juntas para avançar em diferentes frentes. Nossa gestão é majoritariamente feminina, com inúmeras mulheres atuando no Conselho em prol da instituição, priorizando a valorização da profissão e o fortalecimento da representatividade da categoria”, disse a presidente do CRMV-SP.
Ana Elisa de Almeida também fez história ao se tornar a primeira mulher a integrar a Diretoria Executiva do CFMV e, posteriormente, sua Presidência. Professora e liderança reconhecida na Medicina Veterinária, tem uma trajetória marcada pelo engajamento político e institucional. Foi presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária da Bahia (CRMV-BA) por dois mandatos.
“Já somos maioria na profissão e, por isso, era natural que, em algum momento, mulheres chegassem à presidência do CFMV e dos Conselhos Regionais. Para mim, é uma honra ocupar esse espaço e tenho plena consciência da responsabilidade que ele representa diante dos colegas e da sociedade. Espero que o reconhecimento do trabalho que venho desenvolvendo à frente do CFMV também represente a abertura de caminhos, para que cada vez mais mulheres se sintam representadas e motivadas a assumir posições de liderança”, ressaltou.
Compromisso
Receber o prêmio, ao lado de tantas histórias inspiradoras, é um marco para a Medicina Veterinária. As presidentes do Regional e do Federal seguem com o compromisso de fortalecer a presença feminina em espaços de decisão dentro do Sistema CFMV/CRMVs.
Recentemente, o CFMV lançou o Programa CFMV Mulher, iniciativa voltada à promoção da equidade de gênero, ao fortalecimento da presença feminina em espaços de decisão, representação e influência, dentro e fora do Sistema, além do enfrentamento ao assédio moral, sexual e à violência de gênero, uma pauta levada pelo Regional. A vice-presidente do CRMV-SP, Carolina Filippos, foi escolhida para presidir a Comissão Nacional que será responsável pela condução do programa.