Livro traz recursos para cativar gatos

Produção tem diferentes cores e texturas, além de uma versão em áudio com sons estrategicamente escolhidos para atrair a atenção dos felinos
Texto: Comunicação CRMV-SP
Foto: Adobe Stock

Hoje, é comemorado o Dia do Escritor, profissional que tem o dom de levar as pessoas a diferentes vivências e a viagens nas páginas dos livros. Mas você sabia que já existem produções especialmente desenvolvidas para a diversão dos gatos? Com versões física e em áudio, o material possui recursos que prometem instigar o lado lúdico dos felinos.

O livro “O gato mais curioso do mundo” é baseado na história real de um gato que fugiu da caixa de transporte durante um vôo para Londres e, escondido no avião, só foi encontrado 52 dias e 960.000 km depois, o suficiente para dar 24 voltas ao redor do mundo.

A produção traz, em suas páginas, pequenos brinquedos, em diferentes formas, cores e texturas, criados para despertar a curiosidade dos pets. Já a versão em áudio foi desenvolvida a partir de estudos neurológicos sobre estímulos sonoros específicos para gatos.

O lúdico é muito atrativo para os gatos, pois eles são uma espécie bastante curiosa e exploradora, além de caçadora. “Essas características são reduzidas quando eles vivem em espaços limitados, como em apartamentos. Por isso, é muito saudável que o tutor adote diferentes ferramentas para entreter e instigar o animal”, afirma Cristiane Schilbach Pizzutto, presidente da Comissão Técnica de Bem-Estar Animal do Conselho de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

Todo recurso lúdico é uma forma inteligente de melhorar a saúde e o bem-estar dos gatos

(Cristiane Schilbach Pizzutto)

Favorecendo saúde e bem-estar

A maior interação entre o tutor e o animal durante a brincadeira com o livro é outro benefício. Cristiane ressalta que é comum as pessoas considerarem que gatos precisam de menos atenção e estímulos do que os cães, por serem mais quietos e silenciosos. Mas a falta de atividades também pode levar os felinos ao estresse que pode até desencadear problemas de saúde.

Assim, os felinos podem apresentar alterações de comportamento, por exemplo, miando excessivamente ou marcando território, ao urinar ou defecar fora da caixinha de areia. Os gatos que passam também a se lamber além da necessidade da espécie estão sujeitos a apresentar problemas de pele.

Versão em áudio já disponível

O setor pet dispõe de uma grande variedade de produtos cuja proposta é entreter os animais de estimação. E se você quer aproveitar a deixa do Dia do Escritor para conhecer o livro para gatos, a versão em áudio do livro já está disponível no Spotify, Deezer, Apple Music e Amazon Music. As edições do livro físico são limitadas e, por enquanto, não estão à venda.

A foto mostra um rapaz segurando um cão e ao lados deles está outro rapaz segurando uma agulha.
No auditório, a idealizador do GAM fala, durante sessão, na sede do CRMV-SP.
Gato de vida livre, em uma calçada
Presidente do CRMV-SP está em um pulpito discursando. Ele é um homem de meia idade, de pele e cabelos claros, veste terno e gravata e usa óculos. Está em frente a um painel do evento