Macaco é aliado no combate à Febre Amarela

Os macacos não transmitem a Febre Amarela para os humanos. Na verdade eles ajudam no controle da doença, uma vez que servem como parâmetro para identificação da presença dela em determinada região.

Quem transmite a febre amarela no ciclo silvestre são os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes. No ciclo urbano o principal vetor é o Aedes aegypti, que deve ser combatido com maior empenho nas estações chuvosas.

Portanto, se encontrar um macaco na natureza, não o maltrate. Caso presencie alguma agressão contra o bicho, procure Sistema Ambiental Paulista, pelo número 0800 113 560.

Matar macacos, no entanto, não é uma forma de combate. Além disso, é considerado crime ambiental pelo Art. 29 da Lei n° 9.605/98, e pode gerar pena de seis meses a um ano de detenção, mais multa: “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”.

Texto: Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Relacionadas

Mulher em uma mesa redonda, fazendo anotações em um notebook.
jovens mulheres de jaleco branco máscara trabalhando em um laboratório.
mulher jovem de cabelo preto chanel, uusando blusa branca e calça jeans azul, segura alça da mochila e livro com a outra mão, enquanto sorri para foto.
imagem de rebanho bovino com vaca branca e preta à frente.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Na imagem aparece a mão de uma pessoa segurando um celular com a tela do aplicativo da cédula digital de identidade profissional. Há ainda os dizeres: Fazer o seu recadastramento é fácil, prático e seguro. O fundo da imagem é todo verde escuro.

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40