Devido a resultado positivo de um teste para a raiva num morcego encontrado no Jardim Piazza de Roma, em Sorocaba, a operação preventiva vacinou, nesta terça-feira (22), ao todo 728 animais. A vacinação ocorreu num raio de 500 metros do local onde um morcego portador do vírus da raiva foi capturado. A Seção de Prevenção e Controle de Zoonoses de Sorocaba continua a vacinação contra a raiva em cães e gatos nesta quarta (23). Os agentes da Zoonoses explicaram que, por se tratar de uma medida preventiva, todos os animais das casas que foram visitadas foram vacinados. Até mesmo os que participaram da vacinação anual, realizada em agosto.
A maioria dos moradores do bairro não sabia do acontecido, mas colaborou com as equipes. O representante de vendas Ubirajara Junqueira Bispo, de 51 anos, possui dois cães e contou que fica receoso pela confirmação ter acontecido tão perto, mas confessou-se aliviado pela ação da prefeitura. Já o aposentado Manoel Borges, de 64 anos, mora há apenas dois meses na cidade e afirmou que está participando de uma mobilização no bairro, preparando um abaixo assinado para que sejam tomadas providências em relação à quantidade de terrenos e praças abandonadas no bairro.
‘A gente sabe que os próprios moradores tem culpa, por muitas vezes jogarem entulhos nos lugares abandonados, mas queremos saber a quem pertencem esses terrenos, para que seja tomada uma providência e não acumule tantos animais, inclusive morcegos’, disse.
Em dezembro de 2008 e em janeiro de 2009 ocorreu o mesmo fato no Jardim Faculdade e a mesma ação de prevenção foi desenvolvida no bairro. As casas que estavam vazias nesta terça receberão nova visita hoje. Na medida do possível, os cães de rua também serão vacinados.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul (acessado em 23/12/09)