Está disponível o “Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação”, que foi viabilizado pela Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPET), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
O material, desenvolvido com a participação de diversas entidades da cadeia de produtos e serviços para animais de estimação, tem por objetivo preservar as diversas espécies de cães, gatos, peixes ornamentais, aves canoras e ornamentais, além de pequenos répteis e mamíferos.
A primeira edição traz orientações técnicas sobre manejo de cães e gatos em criadouros, ONGs de proteção animal, pets shops e nas residências dos tutores.
Outros quatro volumes serão publicados, cada um direcionado a uma espécie de animal de estimação. O segundo, será sobre aves canoras e ornamentais; o terceiro, sobre peixes ornamentais; e o quarto, sobre pequenos mamíferos e répteis, os chamados pets não convencionais.
Debate público
Com a coordenação da pesquisadora da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás e coordenadora do grupo de trabalho de capacitação da Câmara, Kellen de Sousa Oliveira, a coletânea apresenta as melhores práticas observadas por especialistas, como médicos-veterinários, zootecnistas, membros de associações de criadores, os segmentos de comércio, serviços e indústria, bem como órgãos oficiais do Agronegócio.
A ideia é contribuir com o debate público acerca da segurança, da preservação e do bem-estar dos animais de estimação nascidos em criadouros, bem como combater a caça, o tráfico e os maus-tratos e, ao mesmo tempo, auxiliar criadouros legalizados a melhorar sua operação continuamente.
Confira o Manual de Boas Práticas na Criação de Animais de Estimação