Mapa esclarece notícia de que o embargo russo a 26 frigoríficos de aves brasileiros havia sido revertido

Nota de esclarecimento:

Em relação à notícia de que o embargo russo a 26 frigoríficos de aves brasileiros havia sido revertido, divulgada nesta terça-feira, 20 de dezembro, pela Agência Estado, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) esclarece:

1. O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) realizou supervisão em todos os estabelecimentos habilitados à exportação para a Rússia e União Aduaneira visando verificar a equivalência dos procedimentos e parâmetros adotados na produção de carne de suínos, bovinos e aves.

2. Os resultados foram consolidados pelo Dipoa para informação às autoridades russas.

3. Para divulgação interna ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) nos estabelecimentos habilitados e nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs), foi publicada a Circular n° 964/2011/CGPE/Dipoa, que relacionava os estabelecimentos cuja verificação indicava necessidade de adequações para que fosse atingida a equivalência com as normas russas e da União Aduaneira e que, por esse motivo, estavam sendo suspensos.

4. Ao ser identificado que algumas avaliações mereciam revisão quanto aos critérios adotados nas supervisões em estabelecimentos produtores de carne de aves e seus produtos foi publicada a Circular n° 973/2011/CGPE/Dipoa, que revogava a suspensão aplicada.

5. Para evitar a interpretação equivocada de que alguns estabelecimentos que ainda estão sob restrição estariam sendo autorizados a exportar novamente para a Rússia e União Aduaneira, foram publicadas as Circulares n° 975/2011/CGPE/Dipoa e n° 982/2011/CGPE/Dipoa, por meio das quais foram reafirmadas as restrições aplicadas anteriormente pelas autoridades russas.

6. Como conclusão, a situação quanto à habilitação de estabelecimentos brasileiros para exportação à Rússia e à União Aduaneira não sofreu modificações desde a última missão das autoridades sanitárias russas ao Brasil.

7. Todos os documentos citados são de uso interno do Mapa, não tendo sido adotada pelo Ministério nenhuma ação de divulgação externa de seu conteúdo.

8. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento continua envidando todos os esforços e negociações com as autoridades russas no sentido de revogar as restrições anteriormente impostas, tendo cumprido todos os compromissos assumidos.

Fonte: Ministério da Agricultura (acessado em 21/12/2011)

Relacionadas

Foto posada da presidente, da vice-presidente, da tesoureira e da presidente da Comissão de Avaliação do CRMV-SP com os quatro premiados de 2025, sendo três homens e duas mulheres. Os premiados estão com as placas nos prêmios em mãos.
Materia
Cão preto de porte grande sentado e triste em um fundo verde.
área de quintal com sujeira e fezes de cachorro no chão, há dois cães da raça Pug na imagem e uma casinha de cahorro no fundo.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0011-12

DPO do CRMV-SP: Zanandrea Freitas – zanandrea.dpo@crmvsp.gov.br