Mapa termina missão de leite e produtos lácteos na França

Representantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) participaram de uma missão para analisar os controles oficiais que são realizados junto aos estabelecimentos franceses que exportam leite e produtos lácteos ao Brasil. A reunião final aconteceu na França, e contou com a participação do diretor-geral adjunto de Serviços Veterinários, Jean-Luc Angot, e outras autoridades sanitárias francesas.

Durante a missão, foram realizadas auditorias nos controles da Autoridade Central Competente (DGAL), visitas em estabelecimentos habilitados à exportação de leite e produtos lácteos ao Brasil, em laboratórios oficiais de referência para análises físico-químicas, microbiológicas e de resíduos/contaminantes, além de visitas às fazendas de gado leiteiro.

Segundo o coordenador de Habilitação e Certificação (CHC), do Mapa, Rafael Mohana, o Sistema de Saúde Veterinária francês está bem estruturado, desde o órgão central até as instâncias de controle oficial local. “São controles que dão garantias para a certificação dos produtos que são exportados para o Brasil. Além de contar com inspetores veterinários e técnicos capacitados, os estabelecimentos e os laboratórios possuem equipamentos modernos, com capacidade para a realização de análises laboratoriais de maneira precisa”, acrescenta Mohana.

A missão teve início no dia 12 de maio. No prazo de até 60 dias do término da reunião final, o Ministério encaminhará um relatório preliminar com as principais observações da visita e achados da missão, para avaliação e eventuais considerações por parte das autoridades sanitárias francesas, que terão 30 dias para emitir os comentários acerca do relatório.

Após o envio do relatório final, os integrantes da missão elaborarão documento ao secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Rodrigo Figueiredo, com proposição técnica a respeito da solicitação da França para reconhecimento da equivalência do Sistema de Inspeção.

Fonte: Portal do CFMV.

Relacionadas

Imagem aproximada de uma mão de apicultor segurando uma placa de favo de mel com abelhas pequenas andando sobre a placa.
Imagem com um computador ao centro, em cuja tela aparece as informações sobre a Semana do Zootecnista e uma mulher sorrindo com um celular nas mãos.
Em um curral, o profissional zootecnista, com um tablet na mão, de camisa xadrez, calça jeans e botas, está agachado em frente a um bovino.
Galinhas em marrons em um sistema de produção avícola com gaiolas e comedouros.

Mais Lidas

Diagnóstico por imagem é uma das especialidades reconhecidas pelo CFMV
Crédito: Acervo CRMV-SP
Notebook com a tela inicial da Solução Integrada de Gestão do CRMV-SP (SIG CRMV-SP)
Responsável técnico é a figura central que responde ética, legal e tecnicamente pelos atos profissionais da empresa
Crédito: Freepik
Em São Paulo, a primeira instituição destinada ao ensino da Veterinária teve origem no Instituto de Veterinária, nas dependências do Instituto Butantan, no ano de 1919 Crédito da foto: Acervo Histórico/FMVZ-USP

Contato

(11) 5908 4799

Sede CRMV-SP 

Endereço: Rua Apeninos, 1.088 – Paraíso – CEP: 04104-021
Cidade: São Paulo

Newsletter

Todos os direitos reservados ao Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo – CNPJ: 50.052.885/0001-40